Balança Comercial - Conceito, o que é, Significado

Balanca-ComercialO termo balança comercial se refere à diferença monetária entre exportações e importações por parte de um país em um determinado período de tempo. Pode haver um saldo negativo quando as importações superam as exportações, ou um saldo positivo, quando acontece o contrário. Em algumas ocasiões costuma-se dividir a balança comercial em balança de bens e serviços. A balança comercial é parte integrante da denominada conta corrente, que inclui outras transações como o rendimento dos investimentos e as ajudas internacionais.

Para explicar corretamente uma balança comercial pode ser complicado à medida que existem problemas de todos os dados correspondentes. Para ter consciência desta situação, basta comparar os registros de todos os países durante um determinado período. As exportações excedem as importações globais por cerca de um por cento, como se o mundo tivesse um balanço comercial positivo consigo mesmo; esta situação é um absurdo à medida que todas as operações de compra deveriam cancelar as de venda. Uma possível explicação deste fenômeno é a existência de transações feitas com a finalidade de lavar dinheiro ou sonegar impostos.

Os fatores que podem afetar a balança comercial são: os custos de produção da economia exportadora contra a importadora, o custo das matérias-primas e bens intermediários, e finalmente, restrições comerciais e impostos. Além disso, a balança comercial tende a variar ao longo do ciclo de negócios, como em expansões econômicas.

Tradicionalmente, os países desenvolvidos têm uma relação especial com a importação de matérias-primas para depois exportar bens manufaturados aos países subdesenvolvidos, e assim agregar valor com este importante processo. Isto leva os países subdesenvolvidos a exibirem déficits comerciais e, em contrapartida, os países desenvolvidos exibem superávits na balança comercial. No entanto, nestas considerações, vale destacar que desde meados dos anos oitenta, países desenvolvidos como Estados Unidos tem visto aumentar seu déficit no que se diz respeito aos bens, especialmente em relação aos países asiáticos.

Ter um balanço comercial positivo tem como consequência automática o crescimento do produto interno bruto, em contrapartida, ter um déficit na balança comercial reflete automaticamente na sua queda. É por isso que os países devem considerar de forma diligente esta variável a fim de evitar consequências econômicas desastrosas.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: