Bibliografia - Conceito, o que é, Significado

Se partirmos da etimologia da palavra bibliografia, já temos uma definição precisa sobre seu significado. Vem do grego biblos e quer dizer livro, enquanto que grafia significa escrever. Assim, bibliografia se refere a uma informação escrita relacionada aos livros.

Quando se realiza algum trabalho ou estudo em que é necessário consultar uma série de livros, é conveniente e quase que necessário citar quais são as fontes informativas, ou seja, os textos que foram consultados para sua elaboração. Neste sentido, o que se fala são as fontes bibliográficas.

A finalidade da bibliografia é facilitar a leitura de um texto para que o leitor saiba de onde procede a informação

Assim mesmo, é uma maneira de esclarecer qual informação não é original do autor do trabalho, mas que faz parte de outro texto. Da mesma maneira, citar a bibliografia empregada é uma forma de expressar rigor no processo de pesquisa e dar crédito à confiabilidade dos dados consultados.

Formatos e Recomendações

Existem várias modalidades na hora de elaborar a bibliografia. Apesar da diversidade de métodos, há uma série de recomendações gerais. Por um lado, a menção do documento original se encontra especifica em sua própria língua. Deve-se anotar qual é o autor do livro citado normalmente antes do título. É comum anotar o ano da publicação, o nome da editora, o número da edição e a cidade da qual foi impressa.

Esta informação pode ser encontrada no final do livro ou na parte inferior de cada página, de maneira que se possa consultar com facilidade a fonte bibliográfica (um número para cada item é a forma mais habitual). Este tipo de procedimento é aplicado aos capítulos de um livro. O importante é facilitar a informação, respeitando um critério homogêneo, coerente e que se admite como válido o tipo de formato empregado.

No mundo acadêmico a bibliografia deve estar sujeita a certas normas da comunidade científica

Deste modo, consegue-se que a informação tenha parâmetros compartilhados e que ao mesmo tempo seja útil. Por este motivo, as normas ISSO coletam o padrão estabelecido para realizar uma bibliografia correta. Atualmente está vigente a norma ISO 690.

Além dos dados já indicados, há uma série de regras que devem ser respeitadas na hora de realizar uma bibliografia: os sinais de pontuação, as abreviaturas, o tipo de letra, o uso do negrito, etc.

Ainda mais além das normas, costumes e regras gerais relacionadas à bibliografia e às citações bibliográficas, o escritor se depara com algumas dúvidas que não são fáceis de resolver porque não há nenhum manual para seguir: o que se deve citar, a frequência e quais são as recomendações necessárias.

Imagem: iStock. hoozone

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: