Paratexto - Conceito, o que é, Significado

O prefixo grego “para” expressa a ideia de “junto a”, da mesma maneira que acontece com as palavras paranormal, paramilitar, paramédico, entre outras. Assim, o termo paratexto se refere a tudo que se relaciona a um texto. Desta forma, quando se fala sobre o conteúdo de um livro significa que está falando do próprio texto, da qual possui uma série de elementos associados, tais como o título de um livro, a capa e contracapa, a dedicatória, o índice, o glossário e o prólogo. Todos estes elementos formam o paratexto de um texto. O conceito paratexto pode ser aplicado em artigos jornalísticos, romances ou qualquer formato que tenha algum conteúdo escrito.

A função dos elementos paratextuais e alguns exemplos

O conjunto de elementos paratextuais permite ao leitor dispor de informação relevante para compreender melhor a leitura de um texto.

A leitura dos elementos paratextuais permite que o leitor tenha uma espécie de guia sobre um texto. Por exemplo, a dedicatória de um autor expressa a principal ideia de um romance. A leitura da contracapa – que apresenta um breve resumo do livro – é um elemento chave para o leitor decidir se vai ler ou não o livro.

As informações paratextuais, que parecem à primeira vista irrelevantes, possuem o número de edição, o ano de publicação, o nome do tradutor, a cidade que foi impressa, entre outras. Embora esses dados pareçam secundários, eles têm sua importância, pois cada um traz uma contribuição ao conteúdo textual. Por exemplo, vamos pensar na diferença que há na tradução de uma obra dependendo da qualidade do tradutor.

Os elementos paratextuais de um jornal

O jornal foi feito para ser lido ao longo do dia. Para facilitar sua leitura há uma série de elementos paratextuais que devem ser considerados. Quando pensamos em uma notícia, há uma série de informações paratextuais, como o título da notícia, os subtítulos, as palavras destacadas, os quadros, as imagens, etc.

Cada elemento cumpre uma função determinada. Assim, a manchete do jornal deve ser sugestiva e clara para que o leitor se predisponha a ler a notícia inteira. O papel das imagens é fundamental e por este motivo a imprensa escrita utiliza a fotografia como elemento complementar. O tipo de letra e a facilidade para leitura é um elemento determinante. A distribuição da informação também condiciona a atitude do leitor.

Imagem: iStock. marrio31

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: