A carpintaria é conhecida como uma atividade de trabalho e arte que se dedica de maneira exclusiva em trabalhar a madeira para fabricar diversos objetos, elementos e móveis. Os móveis de madeira são sem dúvida os mais apreciados e consumidos pelas pessoas de todo o mundo porque a madeira é considerada um dos materiais mais nobres, decorativos e notáveis na hora de fabricar móveis para a casa.
A madeira é muito utilizada no mundo da construção, ou seja, para fabricar janelas, portas e portões ou qualquer outro elemento próprio da edificação de uma moradia.
A história assim prova, a madeira é um material – que por suas características já mencionadas anteriormente – foi muito usada pelo homem desde os tempos mais remotos e com o passar do tempo se tornou uma indústria frutífera. No entanto, em cada cultura e em cada parte do planeta podemos encontrar diferentes formas e bem particulares de se trabalhar com a madeira; isso faz com que nos deparemos com grandes produções de madeira, mas que visualmente e esteticamente são totalmente diferentes.
Entre as madeira mais populares podemos citar: acácia, carvalho, pinus, cedro, mogno, pinheiro, ébano, entre outras. Desde então, podemos dizer que estas madeiras são trabalhadas na carpintaria em seu estado sólido, em forma de tábuas ou sarrafos, ou ainda processadas como aglomerados ou folheados.
O trabalho sobre a madeira demanda a utilização de diversos elementos e ferramentas, entre os quais podemos destacar: o serrote, a furadeira, a serra, o grampo, o martelo, o parafuso, o prego, o torno e a trena.
A oficina é o local onde se realiza esse ofício e a carpintaria se designa ao resultado desse trabalho. Entretanto, o indivíduo que se dedica em realizar esse tipo de trabalho é o carpinteiro.
Devemos destacar que a marcenaria também se dedica ao trabalho com a madeira, da mesma forma que a carpintaria, a única diferença é que esse trabalho é mais artístico e artesanal, valoriza mais a decoração e o acabamento final da madeira em questão como os armários planejados de quarto e cozinha, as mesas e cadeiras, entre outros.
De qualquer forma, muitas carpintarias realizam o trabalho da marcenaria e até mesmo os carpinteiros são considerados autênticos marceneiros.
Foto: iStock, sturti
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2015). Conceito de Carpintaria. Em https://conceitos.com/carpintaria/. São Paulo, Brasil.