Chaveiro - Conceito, o que é, Significado

O ofício associado aos dispositivos de abertura e fechamento de portas e janelas é o chaveiro, assim como tem o mesmo nome o estabelecimento dedicado a esta atividade. Naturalmente, trata-se de uma atividade destinada a um objetivo específico: manter a segurança das residências e estabelecimentos.

Outros serviços relacionados

Uma ampla gama de serviços pode ser oferecida em um chaveiro: fechamentos e envidraçamentos, montagem de automatismos e toldos, reparo e instalação de chapas, trabalhos com estruturas de carpintaria metálica, sistemas de abertura de automóveis, fabricação de chaves mestras, abertura de cofres e assessoria aos clientes sobre questões de segurança.

Tudo projetado em quatro setores principais: residencial, automotivo, industrial e comercial. Além disso, as atividades do chaveiro estão integradas dentro de uma disciplina, a engenharia de segurança.

As chaves e as fechaduras também têm sua história

Os historiadores não entram em um acordo na hora de precisar a invenção dos ferrolhos, pois uns afirmam que foram os antigos egípcios, enquanto outros consideram que foi uma invenção dos chineses. De qualquer forma, os primeiros sistemas com fechadura e chave têm mais de 4000 anos.

Como muitas outras invenções, esta foi inicialmente concebida para os ricos, mas com o passar do tempo se estendeu a toda população.

Durante séculos, o principal material para a fabricação de fechaduras e chaves foi a madeira, embora em certas ocasiões fosse utilizado o metal. Ao longo dos séculos, uma série de avanços técnicos foi introduzida, como o uso de trincos, alavancas e aqueles que não precisavam de chave.

Durante a Idade Média apareceram os primeiros decretos sindicais que regulamentavam o oficio de chaveiro. A primeira fechadura de combinação surgiu no século XIX. Já no século XX apareceu um novo avanço revolucionário: as fechaduras codificadas digitalmente.

As chaves têm um valor simbólico

Quem possui as chaves de um lugar é alguém com certo "poder". Isto é o que acontece com os profissionais que guardam as chaves dos grandes recintos, com os carcereiros e os guardiões dos castelos na antiguidade.

No campo da religião cristã, as chaves do Reino do Céu foram confiadas ao apóstolo São Pedro. Por outro lado, são entregues chaves de apartamentos ou veículos para os ganhadores de prêmios em concursos televisivos. Por último, vale destacar que uma criança começa a ser autônoma quando tem suas próprias chaves.

Em suma, um simples utensílio que serve para abrir e fechar uma fechadura se torna algo repleto de simbolismo.

Imagens Fotolia. andrii kornev, spotlida

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: