Conceito de Noticia

noticiaSe repassarmos o que significa o termo Notícia para qualquer livro sobre comunicação ou Jornalismo, nos deparamos com sua definição como “o relato de um novo acontecimento ou fato atípico, que acontece em um determinado lugar e que por estas condições de novidade e pouco ordinário, merece ser conhecido pelo público”. Passando-o a um estado mais constante e sonoro, a notícia é o que um acontecimento que da origem a uma historia.

E assim como existem escolas de cozinha, de carpintaria, de molduras e até de bons modos, “a escola da notícia” tem proposto 5 perguntas fundamentais para reconhecer se um fato é notícia ou vai morrer sendo feito e ponto. Se você já se perguntou: O que? Quem? Por quê? Quando? Onde? Sobre uma situação que você acredita que é notícia e não pode responder alguma destas perguntas, então, ou o fato ainda não se desenvolveu completamente ou não estamos ante uma notícia feita e direta.

Por tanto, podemos subdividir as notícias em fortes e brandas. As fortes são aquelas que normalmente se referem a temas que antecipam um fato geralmente de conjuntura política e econômica, enquanto que as brandas, sem dúvida as mais defenestradas pelo que dizem e acreditam no “jornalismo sério”, mas as mais procuradas por outro lado, são aquelas que, por exemplo, revelam alguma situação escandalosa de algum personagem proeminente.

E para aquele que queira um bom banho de notícias fortes, brandas, podem encontrá-las em quantidades industriais nas páginas de um jornal, nos titulares de um noticiário ou de um programa de rádio, em uma extensa gama de revistas e porque não também numa simples conversa com uma amiga que nos conte que Terezinha, a solteirona do grupo, finalmente encontrou seu príncipe encantado e se casou…

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2013). Conceito de Noticia. Em https://conceitos.com/noticia/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre