Bricolagem - Conceito, o que é, Significado

Dentro dos nossos lares há muitos reparos possíveis que devem ser realizados de maneira periódica. Diante desta circunstância, há duas opções: recorrer aos serviços de um profissional especializado ou então consertar o dano por conta própria. O mundo da bricolagem se refere a esta última possibilidade.

Uma atividade de lazer muito prática

Muitas atividades de lazer são realizadas por simples prazer e nenhum objetivo prático específico. Por outro lado, os apaixonados por bricolagem matam dois coelhos com uma cajadada, pois se divertem consertando as imperfeições de sua casa e, ao mesmo tempo, economizando boa quantia em dinheiro que poderia ser importante. Os amantes da bricolagem normalmente tem uma aspiração: habilitar uma oficina em sua própria casa.

Aqueles que praticam esta atividade geralmente têm habilidades manuais e certa destreza técnica, por este motivo, são popularmente chamados de “faz-tudo” (já aqueles que fazem qualquer serviço, com pouca importância laboral e de vez em quando costumam fazer bicos).

Os “faz-tudo” são capazes de reparar uma janela, montar um móvel, trocar uma fechadura, consertar uma bicicleta ou aplicar papel de parede em uma sala. Uma lista de tarefas de bricolagem seria praticamente infinita.

Do ponto de vista histórico, a paixão por consertar, manter e decorar o lar surgiu na década de 1950. Em vez de pagar pelos reparos, algumas pessoas optam pela seguinte alternativa: resolver as coisas por conta própria.

O setor de artigos de bricolagem

Em todo o mundo existem estabelecimentos especializados neste setor. A ideia é bem simples: que o apaixonado pelas tarefas domésticas possa encontrar todas as ferramentas e utensílios necessários para atender suas necessidades. Estes estabelecimentos são organizados normalmente por setores: jardinagem, carpintaria, iluminação, ferragem, tintas e acessórios, climatização e ventilação, etc. Para fidelizar o cliente, são elaborados guias e editados vídeos com conselhos práticos.

Os apaixonados contam com uma nova ferramenta para solucionar suas dúvidas: os tutoriais do YouTube. Não se deve esquecer, por outro lado, que alguns canais de televisão transmitem programas que explicam de maneira didática como organizar e desenvolver novos projetos em casa.

Imagens Fotolia. Ingo Bartussek, VadimGuzhva

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: