Conceito » Alimentação » Bebidas Isotônicas

Bebidas Isotônicas - Conceito, o que é, Significado

Conhecidas também como bebidas para esportistas, as bebidas isotônicas têm uma composição química que favorece a absorção de água. Isto significa que após consumi-las, o organismo se recupera com mais rapidez quando ocorre a perda de fluídos, açúcares e sais minerais após um exercício físico intenso.

A maioria tem um formato líquido, mas algumas veem em pó e em seguida são misturadas com água. No mercado existem marcas com diferentes sabores. Podem ser encontradas em supermercados, farmácias ou lojas especializadas para esportistas.

Entendendo a composição

O conceito se refere à osmolaridade do líquido, ou seja, a mesma concentração de osmolaridade em nosso sangue. Esta equivalência permite que a absorção do líquido seja ideal.

Uma bebida isotônica para atletas deve conter água, sódio e açúcares nas seguintes proporções: açúcar entre 4 e 8% (em 100 ml de água deve ter entre 4 e 8 gramas de hidratos de carbono, como glicose ou frutose) e, por outro lado, entre 46 e 112 ml de sódio. Estes dados podem ser comprovados nos rótulos do produto.

Estas bebidas permitem recuperar os eletrólitos que se perdem com o exercício físico através do suor. Portanto, trata-se de bebidas hidroeletróliticas (isotônicas). Apesar dos seus benefícios para a atividade esportiva, não deve ser comida como substituto da água.

Bebidas isotônicas naturais

Levando em conta que a água, a glicose e o sódio são elementos básicos, este tipo de bebida pode ser feito de forma totalmente caseira e natural. Assim, são introduzidos 900 ml de água em um recipiente à temperatura ambiente, adiciona-se 100 ml de suco de limão, uma colher de chá de sal e outra de bicarbonato de sódio. Em seguida, três colheres de sopa de açúcar, misturam-se todos os ingredientes até sua dissolução.

Não podemos confundir bebidas isotônicas com energéticas

Trata-se de duas bebidas bem diferentes. As energéticas são ricas em cafeína, por isso, na hora de praticar um esporte é recomendável não tomar, pois aceleram o metabolismo. Em compensação, as isotônicas são saudáveis para o exercício físico.

Os especialistas recomendam consumir este produto durante e após o exercício, mas não devem ser utilizados como um refresco, pois contam com um alto teor de açúcar.

Imagem: Fotolia. karinauvarova

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: