Conceito » Saúde » Alcoolemia

Alcoolemia - Conceito, o que é, Significado

A quantidade de álcool no sangue é um fator de risco para a saúde. Por isso, a partir de determinados níveis de álcool, condução de qualquer tipo de veículo se torna arriscada para o próprio condutor assim como para os demais. Deve-se destacar que um número elevado de acidentes de trânsito está relacionado ao consumo de álcool. Para que os índices de acidente sejam reduzidos significativamente, o corpo policial deve realizar um controle de alcoolemia para punir os motoristas que excedem as taxas de álcool permitidas.

Taxas de alcoolemia

Qualquer motorista de um veículo que circula pelas vias públicas deve limitar ao máximo o consumo de álcool, por este motivo existem limites de alcoolemia. Como regra geral, o nível máximo permitido é de 0,50 gramas por litro de sangue e calculando-se pela respiração seriam 0,25 miligramas por ar expirado. Em alguns países, os motoristas novos de carta devem respeitar ainda mais as taxas com índices mais baixos, pois se acredita que a falta de experiência combinada com o álcool pode aumentar o risco de acidentes. Logicamente, os motoristas profissionais (por exemplo, que dirigem ambulância) devem respeitar igualmente os níveis baixos de alcoolemia no sangue, uma vez que sua atividade profissional é incompatível com o consumo de bebidas alcoólicas.

Para garantir a segurança da direção, a taxa ideal seria de 0.0, uma vez que em algumas pessoas, o álcool em doses pequenas afeta negativamente sua capacidade de reação, seus reflexos e os níveis de atenção. Em suma, a taxa elevada de alcoolemia é incompatível com a direção.

Fatores que influenciam a taxa de alcoolemia

Cada indivíduo reage de forma diferente ao consumir uma bebida alcoólica. No entanto, a quantidade de álcool é determinante e quanto maior, mais elevada é a taxa. Por outro lado, cada tipo de bebida tem uma graduação de álcool determinada (não é o mesmo um copo de rum do que uma cerveja). A distinção entre bebidas destiladas e fermentadas é outro fator determinante (as bebidas destiladas como vodka, rum ou uísque são absorvidas antes pelo organismo).

A reação ao álcool não afeta homens e mulheres da mesma forma (as mulheres são geralmente mais sensíveis). O fator idade é também fundamental, sendo que os menores de 18 e os maiores de 65 anos apresentam na maioria das vezes as taxas mais elevadas. O fato de beber álcool com o estômago vazio ou depois de comer é outra questão fundamental (se o estômago tem algum alimento, a absorção de álcool no organismo é menor).

Imagem: Fotolia. artinspiring

Relacionados:

  1. Pedestre e Faixa de Pedestres
  2. Alcoorexia
  3. Luz Alta e Luz Baixa
  4. Veículo Híbrido
  5. Projeto de Lei
  6. Precaução
  7. Delirium Tremens
  8. Friorento
  9. Autoescola
  10. Veículo Autônomo