Conceito » Aprender » Almirante

Almirante - Conceito, o que é, Significado

O conceito vem do árabe, uma vez que é formado da raiz amir, que significa comandante ou chefe. Em relação ao seu significado atual, o almirante é um oficial superior das forças armadas da Marinha. Dentro do seu escalão militar equivale ao general do exército das forças terrestres.

A classificação do almirante em seu contexto

O termo armada é usado em referência à marinha de guerra de uma nação. Se tomarmos como referência a armada espanhola, o escalão militar é o seguinte:

1) A tropa ou marinharia está dividida em três níveis: marinheiro, cabo e primeiro-cabo,

2) num nível superior estão os suboficiais (desde o sargento até o suboficial maior),

3) continuando o escalão estão os oficiais (o mais baixo é o alferes de fragata e o maior é o capitão do navio),

4) finalmente, os oficiais generais são aqueles que se encontram nas categorias superiores, que incluem a figura do Contra-Almirante, Vice-Almirante, Almirante, Almirante Geral, sendo o Capitão-Geral o maior.

Deve-se destacar que em alguns países existe uma figura do Comodoro, que se encontra em um nível inferior ao Contra-almirante.

Álvaro de Bazán e Isoroku Yamamoto

A guerra no mar tem sido decisiva em muitas ocasiões ao longo da história. Grandes batalhas com alto valor estratégico ocorreram entre armadas de duas ou mais nações. Os almirantes que obtiveram a vitória são lembrados por sua estratégia, coragem e determinação.

O almirante espanhol Álvaro de Bazán teve um papel decisivo na batalha de Lepanto em 1571. Este episódio ocorreu próximo às costas gregas, mais especificamente no Golfo de Lepanto. Duas armadas entraram em confronto: os turcos otomanos frente a uma aliança cristã formada por uma frota espanhola, veneziana e papal. A vitória dos cristãos freou em definitivo o expansionismo otomano em todo o Mediterrâneo.

A Marinha Imperial Japonesa protagonizou grandes vitórias ao longo da Segunda Guerra Mundial e muitos delas foram lideradas pelo Almirante Isoroku Yamamoto.

Do ponto de vista estratégico, ele acreditava que as forças navais não deviam ser entendidas como uma simples arma de apoio às tropas terrestres, mas deviam ser usadas como forças de ataque ofensivo. Por outro lado, foi o propulsor da aviação naval na armada japonesa.

Yamamoto esteve no comando da frota japonesa desde que se iniciou o ataque à base militar de Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941. Suas vitórias no mar foram tão decisivas que os americanos decidiram acabar com suas vidas para enfraquecer definitivamente o poder naval dos japoneses. Após sua morte, o imperador do Japão o nomeou como marechal dos almirantes.

Imagem: Fotolia. Yauheniya Kondak

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: