Conceito » Direito » Motim

Motim - Conceito, o que é, Significado

Quando um grupo de pessoas adota uma postura rebelde contra uma autoridade ocorre um motim. Em outras palavras, trata-se de uma revolta que um grupo qualquer se nega a cumprir com suas obrigações.

Tradicionalmente o motim acontece nos presídios e no contexto militar

Ocorrem motins nos presídios geralmente quando os presos consideram sua situação insustentável e precária. É comum este tipo de rebelião estar associado ao contexto prisional. A falta de alimentos, as péssimas condições de higiene e a superlotação são as principais causas. Na maioria dos casos o motim é visto como uma estratégia para negociar com as autoridades das penitenciárias. Com certa frequência, este tipo de ação é acompanhado de violência.

No campo militar os responsáveis podem cair na tentação de impor uma disciplina mais severa acompanhada de medidas punitivas drásticas. Quando isso acontece, é provável que um grupo de soldados decida organizar um motim. Obviamente, esta ação militar é ilegal e contrária às normas do exército.

Os rebeldes do HMS Bounty

No final do século XVIII, a fragata HMS Bounty, da marinha britânica, navegava há dois anos pelo Oceano Pacífico. A viagem tinha um propósito duplo: encontrar novas rotas de navegação e conseguir um carregamento de plantas da fruta-pão para poder alimentar a população de escravos submetidos pelo Império britânico.

O responsável maior da fragata, o capitão William Bligh, comportou-se com dureza e crueldade desproporcional para com sua tripulação. Um dos oficiais, Fletcher Christian, organizou um motim com a ajuda de outros membros da tripulação.

Os rebeldes assumiram o comando da fragata e decidiram que o capitão Bligh e um grupo reduzido de marinheiros abandonassem o HMS Bounty em um pequeno bote.

Obviamente, os rebeldes tiveram que se esconder em algum lugar, pois sabiam que a marinha britânica iria castigá-los por este ato de rebelião. Então se esconderam na Ilha Pitcairn com um grupo de taitianos que os acompanhavam e, em seguida, destruíram a fragata para não deixar nenhum rastro. Os rebeldes permaneceram na ilha até que um dia as autoridades britânicas os encontraram.

Em 1856, os descendentes dos rebeldes do HMS Bounty foram transferidos para a Ilha Norfolk para assim repovoá-la. Atualmente metade dos habitantes da Ilha Norfolk é descendente do grupo de tripulantes que organizou o famoso motim.

Imagem: Fotolia - 1. Lorelyn Medina, 2. aquapix

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: