Conceito » Comunicação » Esquema

Esquema - Conceito, o que é, Significado

O esquema é a síntese de algo mais complexo e elaborado. Em outras palavras, é uma versão reduzida e simplificada de uma totalidade. A ideia de esquema pode ser aplicada em diversas situações: na comunicação, em relação ao pensamento ou como guia de atuação em certas atividades.

A palavra esquema provém do grego skhema que significa figura ou forma. Não existe a maneira certa de fazer um esquema, pois o mesmo pode ser apresentado em forma de desenhos, de traços, em poucas palavras ou através de uma combinação de palavras e traços.

Esquemas na comunicação

Quando um professor se dirige a um aluno é bem provável que suas palavras sigam determinada ordem, estabelecendo assim um esquema. Não há um modelo único de esquema para dar aulas, mas geralmente o professor anota uma série de palavras chaves que lhe servem de guia. Esta estratégia de comunicação é também realizada por palestrantes e políticos em seus discursos, enfim, qualquer pessoa que queira transmitir suas ideias.

Curiosamente, o conceito esquema aparece em algumas expressões cotidianas, por exemplo, a expressão “quebrou o meu esquema” significa que a pessoa perdeu o que havia planejado de momento.

Esquemas mentais

O esquema pode estar em uma folha de papel ou simplesmente em nossa mente. De alguma forma, todos nós temos em mente o que vamos realizar ao longo do dia. Por outro lado, em certas ocasiões, existem os mapas mentais, estes que se baseiam em uma série de palavras chaves e servem para organizar as ideias. Outro sentido do esquema mental se refere a nossa conexão com a realidade. Nossas crenças básicas atuam como esquemas vitais que determinam nossa forma de atuação na vida.

Das ideias aos fatos

Em certas atividades, o conceito esquema apresenta um papel protagonista. Vamos pensar em um técnico de basquete que explica a seus jogadores qual deve ser a estratégia em uma partida. Para transmitir suas ideias, ele recorre a uma lousa com a qual desenha um esquema de jogo que deve ser executado na partida. As setas desenhadas servem como guia de atuação e movimentação.

Algo parecido acontece com outras atividades, por exemplo, quando desenhamos um mapa para servir de referência em uma viagem; quando organizamos a distribuição de tempo para uma atividade que vamos realizar, entre outras.

Imagem: iStock. thodonal

Relacionados:

  1. Esboço
  2. Esboço
  3. Noção
  4. Marco Conceitual
  5. Organograma
  6. Pluriemprego
  7. Planejamento
  8. Pensamento Crítico
  9. Ênfase
  10. Pirâmide de Kelsen