A assessoria é um dos procedimentos mais comuns em nossa cultura, desenvolvido por pessoas com notáveis conhecimentos sobre um assunto ou disciplina qualquer. Consiste justamente em utilizar esta experiência para aconselhar e informar aqueles que precisam desenvolver uma tarefa, realizar uma atividade, entre outros, exigindo um conhecimento especializado de determinado assunto.
A assessoria dos peritos pode ser vista em vários níveis e contextos da sociedade e em diferentes temas. Ou seja, a assessoria pode aparecer com um peso maior sobre as questões consideradas hipersofisticadas e complexas, assim como sobre os assuntos de menor importância, mas que não deixam de ser necessárias em relação à assistência de um grande conhecedor para desenvolver as atividades em conformidade.
No entanto, para que o serviço seja realizado de maneira satisfatória é ideal o acompanhamento de uma boa assessoria. Deste modo, podem-se evitar certos erros nos procedimentos, assim como omissões importantes, entre outros problemas típicos que podem surgir quando alguém faz ou diz algo sem um conhecimento adequado.
Na atualidade, a assessoria se tornou uma prática supercomum, especialmente pela grande quantidade de problemas que vão surgindo graças ao fantástico desenvolvimento das novas tecnologias, assim como pelo seu progresso tão rápido. Muitas vezes, torna-se impossível aprender o que há de novo dentro do contexto e aí surge a necessidade de chamar um especialista para ajudar no que for preciso.
A publicidade, a comunicação, a política, a economia, a moda e a decoração são algumas das áreas mais comuns.
Porém, isto não significa que no passado não era comum o papel da assessoria, ainda mais nas áreas da política e da economia onde muitos dos grandes líderes possuíam uma assessoria para auxiliá-los nas grandes decisões.
Imagem: Fotolia. MichaelJBerlin
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2017). Conceito de Assessoria. Em https://conceitos.com/assessoria/. São Paulo, Brasil.