Conceito » Ecología » Rubi

Rubi - Conceito, o que é, Significado

Sua denominação vem do vocábulo em latim ruber, que significa vermelho. Este mineral, também conhecido como corindo vermelho, tem as seguintes características: alta dureza (nove sobre dez na escala Mohs), várias tonalidades e a mais valorizada é o vermelho escuro, possui também outros resíduos minerais como cromo, ferro e titânio; como pedra preciosa é uma das mais valorizadas e caras no mercado internacional. Suas características minerais são semelhantes à safira, pois ambas compartilham do corindo como elemento. De acordo com a classificação de Strunz empregada na mineralogia, o rubi é um cristal de óxido de alumínio e sua formulação química é Al2O3.

Principais jazidas e sistemas de extração

As jazidas mais conhecidas estão no continente asiático, especialmente no Sri Lanka, em Myanmar e na Tailândia.

O rubi pode ser encontrado em poços de certa profundidade, em algumas pedreiras ou então nas margens de rios. Sua extração é realizada através de métodos artesanais que não mudaram ao longo do tempo.

Seu uso como joia

É uma das joias de maior prestígio no mundo da joalheria. Neste sentido, os governantes da Índia, nos tempos antigos, usavam rubis para enfeitar seus tronos ou decorar suas armas. Os grandes joalheiros estudam sua pureza e a distribuição da cor, em alguns casos, são mais valorizados que os diamantes.

Nos últimos anos, os rubis naturais estão sendo substituídos por produtos sintéticos, que têm uma aparência similar, mas são muito mais baratos. As imitações sintéticas apresentam forma e cor semelhantes, mas não possuem suas características físicas e químicas.

Simbolismo e propriedades

Tradicionalmente as pedras preciosas têm uma carga simbólica particular. O rubi representa o ideal de caridade e lealdade. Na antiguidade algumas culturas acreditavam que esta pedra escondia poderes espirituais.

Aqueles que acreditam na força e na energia dos chakras afirmam que as vibrações dos rubis podem ser benéficas em muitos sentidos: para dar alegria, provocar um sono prazeroso ou para ajudar a superar as dificuldades materiais. Em relação à saúde, afirma-se que esta pedra preciosa pode ajudar a superar os problemas renais, certas doenças oculares ou problemas imunológicos.

Imagem: Fotolia. rea_molko

Relacionados:

  1. Gemologia
  2. Esmeralda
  3. Arroz Vermelho
  4. Ametista
  5. Pirita
  6. Mineração a Céu Aberto
  7. Classificação
  8. Cores Complementares
  9. Rocha Ígnea
  10. Cores Primárias e Secundárias