Conceito » Ciência » Biossíntese

Biossíntese - Conceito, o que é, Significado

De modo geral, o conceito biossíntese se refere às reações que ocorrem num organismo de modo que as moléculas mais simples se transformam em moléculas ou biomoléculas de maior complexidade. Para que isso seja possível é necessária uma transformação energética. Assim, a biossíntese, também conhecida por anabolismo, é um processo através do qual as células de um organismo investem a energia recebida na construção de novas estruturas celulares.

Um exemplo ilustrativo

Em termos mais simples, podemos explicar a biossíntese da seguinte maneira. Se uma pessoa come um prato de arroz, uma parte da energia obtida será utilizada nas atividades diárias como caminhar, falar, etc., mas se não gasta toda essa energia acumulada, constrói-se moléculas maiores, por este motivo, o excesso de energia armazenada em forma de alimento provoca aumento de peso.

Seguindo o mesmo exemplo, ao comer o arroz, o amido contido se transforma em moléculas de glicose e estas moléculas se conservam em forma de glicogênio no fígado. Todo este processo é chamado de biossíntese.

Biossíntese de ácidos graxos

O excesso de glicose na dieta se torna ácido graxo ou gordo e se acumula no fígado. Este ácido cria adipócitos que se transformam em tecido adiposo ou gorduroso e, ao mesmo tempo, produzem triglicérides, que são ácidos graxos específicos.

O processo anabólico no fisiculturismo

Se levarmos em conta que a biossíntese e o anabolismo são termos equivalentes, vale a pena lembrar a ideia principal do processo anabólico que ocorre entre aqueles que praticam o fisiculturismo. Os atletas que praticam esta disciplina são divididos em dois grupos: aqueles que desenvolvem seu corpo naturalmente e para isso exercitam seu corpo e comem de forma saudável ou aqueles que usam anabolizantes para crescer.

Os anabolizantes são substâncias sintéticas que alteram os hormônios sexuais masculinos, por exemplo, a testosterona. Este tipo de substância permite que os músculos cresçam além do normal. No entanto, o uso de esteroides anabolizantes tem consequências negativas para a saúde: o aparecimento de acne, aumento das mamas nos homens, problemas de fígado ou cardíacos, assim como problemas sexuais.

Imagem: Fotolia. Sebastian Kaulitzki

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: