Conceito » Educação » Alfabetização

Alfabetização - Conceito, o que é, Significado

Esta é uma das maiores ferramentas para crescer e desenvolver-se, pois é a porta básica para o conhecimento. Compreende a escrita assim como a capacidade de leitura e o desenvolvimento mínimo em matemática. O oposto disso é ser um analfabeto, é uma porta que se fecha em termos sociais e que infelizmente castiga ao negar oportunidades.

O acesso à cultura e ao conhecimento tem sido algo reservado há milhares de anos para uma minoria social, apenas aos líderes que poderiam adquirir conhecimento, ir à escola e dispor de livros. Durante séculos, os índices de alfabetização de todo o planeta têm sido realmente muito baixos.

Este fenômeno vem mudando aos poucos e nos países desenvolvidos as taxas de analfabetismo estão bem reduzidas

No entanto, isto não significa que a alfabetização seja universal, pois há muitas partes do mundo onde a alfabetização não está disponível ao alcance da maioria.

Foi a partir do século XIX que alguns países introduziram medidas públicas para solucionar este problema. A principal ação foi a escolarização obrigatória para todas as crianças. Embora este avanço seja desigual, não deixou de ser útil socialmente para a aquisição das competências básicas de toda a população.

Quando são analisados os dados e os valores de um país, provavelmente o mais significativo é o índice de alfabetização

Se este parâmetro não se aproxima dos 100%, isto significa que há problemas sociais consideráveis e que devem ser corrigidos.

Uma das dificuldades teóricas da alfabetização é mais precisamente oferecer uma correta definição correta do que realmente é. Este aspecto é de extrema importância porque saber ler e escrever em determinado contexto social pode ter um significado diferente em outro contexto humano.

A alfabetização é geralmente um dado estatístico que não reflete em algumas peculiaridades deste fenômeno. Por exemplo, não destaca o nível de alfabetização, nem a sua dimensão comparativa com outras nações. Por outro lado, há aspectos e situações que não são fáceis de definir e quantificar: o analfabetismo funcional (quando não se entende corretamente um texto simples) ou o analfabetismo tecnológico.

Algumas organizações internacionais consideram que a alfabetização generalizada é um dos grandes desafios da humanidade. Trata-se de uma ferramenta muito poderosa para reduzir as diferenças sociais e econômicas e, paralelamente, para consolidar um direito fundamental: o direito à educação.

Imagem: Fotolia. Gina Sanders

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: