Conceito » Política » País em Desenvolvimento

País em Desenvolvimento - Conceito, o que é, Significado

A ONU estabelece o conhecido Índice de Desenvolvimento Humano ou IDH para classificar as nações do planeta. Este índice inclui uma série de parâmetros sobre a qualidade de vida em geral, como o PIB per capita, o nível de alfabetização na população adulta e a idade média das pessoas falecidas. Estes indicadores são a expressão concreta de três critérios fundamentais: uma vida longa e saudável, um nível de conhecimento adequado e um padrão de vida digno.

A partir dos dados finalmente obtidos é possível classificar as nações em três grandes grupos: os desenvolvidos, os subdesenvolvidos e os que estão em vias de desenvolvimento.

Os países em desenvolvimento segundo o relatório da ONU de 2017

O primeiro relatório IDH da ONU foi apresentado em 1990 e desde então é publicado periodicamente.

Se focarmos nos países em desenvolvimento, podemos citar alguns: Brasil, Turquia, África do Sul, México, Polônia, Índia e Argentina. Todos eles têm esta categoria porque apresentam alguns problemas estruturais, como desigualdades sociais, bolsas de pobreza e altas taxas de criminalidade, apesar do evidente progresso econômico que se encontram.

Do ponto de vista da ONU, os países em desenvolvimento compartilham algumas características: uma renda per capita superior aos 8000 dólares anuais, uma economia em fase de transição, um desenvolvimento tecnológico desigual, um elevado déficit público e um alto índice de desemprego.

Uma categoria questionada

Pode-se afirmar que estes países incorporam aspectos próprios do primeiro mundo e, ao mesmo tempo, outros aspectos do terceiro mundo. Devemos levar em conta que o conceito desenvolvimento humano é muito discutível, já que a situação econômica é um fator de extrema importância, mas também a corrupção, a fragilidade institucional e a segurança da cidadania.

Se tomarmos como referência o México, trata-se de uma nação com avanços econômicos evidentes e, ao mesmo tempo, com taxas de criminalidade muito preocupantes.

Instituições como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional ou a Oxfam consideram que a categoria de países em desenvolvimento empregada pela ONU é inadequada e deve ser substituída por outra denominação que expresse com mais objetividade o bem-estar das nações.

Seguindo esta linha, são mencionadas algumas deficiências nos dados fornecidos pela ONU: os dados econômicos não são suficientemente significativos, os parâmetros relacionados ao desenvolvimento institucional das nações deveriam ser incorporados e os dados nacionais deveriam ser substituídos por dados regionais.

Imagem: Fotolia. dabldy

Relacionados:

  1. País Desenvolvido e Subdesenvolvido
  2. Desenvolvimento Humano
  3. Primeiro Mundo
  4. País Megadiverso
  5. Taxa de Natalidade e Mortalidade
  6. PIB
  7. Alfabetização
  8. Jovem
  9. Desenvolvimento Social
  10. Subdesenvolvimento