Bem-estar social - Conceito, o que é, Significado

Bem-estar-socialO termo bem-estar social se refere à satisfação plena das necessidades básicas, culturais e econômicas de uma comunidade. Esta circunstância vincula o desenvolvimento social com o desenvolvimento econômico de modo que apenas a partir destas expectativas a sociedade pode ser preenchida. No entanto, o desenvolvimento econômico por si só não é suficiente para que o bem-estar social seja pleno, à medida que os seres humanos necessitam de tempo para descanso, lazer e de relações interpessoais plenas para que possam desenvolver todo seu potencial. De fato, as sociedades desenvolvidas possuem grande quantidade de bens e serviços à disposição da população, mas cada indivíduo parece carecer de tempo necessário par desfrutar desta circunstância.

Pode-se dizer, em primeira instância, que o bem-estar social foi aumentado com o passar do tempo. Assim, a expectativa de vida da sociedade atual cresceu muito em relação à precedente. A economia mundial cresce sem para ao longo do tempo, apesar dos acostumados ciclos econômicos proporcionar riqueza de bens e serviços para responder às necessidades do homem contemporâneo. Imediatamente relacionada a esta circunstância, o desenvolvimento tecnológico da atualidade tem alcançado níveis que pareciam impossíveis há décadas atrás. Como consequência deste último fato, as distâncias e o tempo parecem ter encurtado com a possibilidade de estar do outro lado do planeta em poucas horas ou com a possibilidade de comunicação que envolve os cinco sentidos, também cobrindo longas distâncias.

No entanto, o homem tem demonstrado ao longo da história uma insatisfação com suas conquistas prodigiosas. Prova disso são os diversos sistemas filosóficos, as correntes da psicologia e as grandes obras de arte. Na verdade, parece que o desenvolvimento das possibilidades materiais não foram suficientes para atender o bem-estar da sociedade. Esta circunstância acontece principalmente porque as necessidades do homem excedem o simplesmente material, atingem um plano efetivo de união e busca constante dos outros, circunstância que muitas vezes se vê truncada e que implica na inquietude habitual. É por isso que hoje, toda abordagem que pretende oferecer uma melhora no bem-estar deve basear-se em medidas que criem um ambiente de aumento de confiança e melhor convivência.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: