Conceito » Aprender » Conscientizar

Conscientizar - Conceito, o que é, Significado

ConscientizarConscientizar uma pessoa significa fazer com que ela tome consciência e reflita sobre um determinado assunto, além de mostrar a verdade através do diálogo. Uma pessoa se conscientiza de algo quando mentaliza isso, ou seja, quando é consciente das consequências de seus atos. Tomar consciência de algo significa viver de forma consciente, ou seja, buscar a profundidade da realidade. Essa profundidade é incompatível a partir do momento que uma pessoa vive no plano da superficialidade.

Em termos vitais, é importante ser consciente de quem você realmente é, do que é importante para si, do que lhe traz felicidade, de como gostaria que fosse seu futuro em curto prazo e quais são os valores que regem sua existência em coerência com a ética pessoal e a paz interior.

Para ter consciência da realidade é fundamental também ter certo grau de maturidade. Dentro do processo de aprendizagem da vida, vamos tomando consciência de novas áreas de acordo com a idade que temos. Por exemplo, uma criança pequena não é consciente do significado da morte, enquanto que um adulto sabe bem o seu significado.

Ter consciência nem sempre é simples porque a realidade pode romper as expectativas pessoais. Assim ocorre, por exemplo, no amor, quando uma pessoa toma consciência por criar falsas expectativas em torno de um amor não correspondido. Entretanto, apenas quando observamos a realidade como ela é, ou seja, quando tomamos consciência de um assunto, somos capazes de viver realmente com propriedade e buscar a sabedoria como fundamental.

Ter consciência de algo, ou seja, conhecer a verdade de um assunto permite tomar decisões de forma mais efetiva e conectar-se com sua verdadeira felicidade. Por outro lado, não ser consciente de algo significa ignorar determinado assunto.

Em certas ocasiões, assumir uma realidade e tomar consciência da mesma, significa assumir que a dor faz parte da vida. Isto é, aceitar a realidade machuca, porém, dói mais viver na ignorância de não se conhecer e saber quem realmente é. Por esta razão, é muito importante ter a mente aberta, ser observador, praticar a escuta ativa e meditar sobre os assuntos importantes da existência para elevar o nível de consciência.

Relacionados:

  1. Consciência
  2. Felicidade Espiritual
  3. Comportamento
  4. Ética
  5. Escala de Valores
  6. Teoria da Mente
  7. Consciência Social
  8. Pessoa
  9. Coerência
  10. Valores Morais