Desenvolvimento Humano - Conceito, o que é, Significado

O nível de bem-estar dos cidadãos de um país pode ser medido e avaliado através de um conceito genérico, o índice de desenvolvimento humano, também conhecido como IDH. Este índice mede um aspecto específico do bem-estar comum (por exemplo, o PIB mede o crescimento econômico) assim como um conjunto de parâmetros considerados significativos sobre a situação de um país.

Pode-se afirmar que o IDH é um instrumento estatístico de medição que faz a radiografia geral de uma nação e do conjunto do planeta.

O que mede o índice de desenvolvimento humano?

Há dois tipos de aspectos que estão sujeitos à medição estatística, um de caráter geral e um com taxas mais especificas. Geralmente se destacam o índice de natalidade, de pobreza, do PIB e de alfabetização. Entre as taxas mais especificas podemos mencionar as taxas de matrícula escolar da população ou dos anos de escolaridade. Estes e outros dados são reconhecidos de maneira estatística por diferentes países e a partir de fórmulas matemáticas são estabelecidos resultados definitivos que finalmente registram o IDH.

Se levarmos como referência o conjunto de países do planeta, os estudos indicam que países como Suíça, Noruega e Austrália lideram o IDH. Em posição intermediária estão a Colômbia, Costa Rica e Uruguai. Já nações como Nigéria, Haiti e Eritréia estão em último nesta estatística mundial.

O conhecimento do índice de desenvolvimento humano

As Nações Unidas é a instituição responsável em fornecer informações anuais sobre o IDH, tanto de nações especificas como do conjunto do planeta. Em outras palavras, este indicador geral traz uma visão da humanidade em seu conjunto.

Deve-se destacar que os resultados obtidos são objetivos e permitem extrair conclusões sobre as tendências gerais e o progresso de cada país.

Nem todos os analistas estão de acordo com os critérios empregados para analisar o desenvolvimento humano a partir de alguns índices

Algumas das críticas mais significativas são as seguintes:

- o IDH não reflete as diferenças existentes em determinada população, apenas extrai um valor numérico médio. Por outro lado, os diferentes valores médios não permitem conhecer como são distribuídos em determinada população.

- As fórmulas e os critérios do IDH não são fixos e muda periodicamente, o que coloca em evidência que o conceito matemático de desenvolvimento humano é suficiente para refletir a realidade humana.

- Não são incorporados critérios relacionados ao meio ambiente e à segurança.

Imagem: Fotolia - Nejron Photo

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: