Conceito » Religião » Água Benta

Conceito de Água Benta

A água é um dos bens básicos do ser humano, mas também é um presente para a natureza uma vez que as plantas e as terras precisam ser regadas. No contexto da igreja, há um tipo de água que tem um simbolismo especial como valor de pureza. É a água benta que é abençoada pelo padre. Está localizada na pia batismal, na entrada da igreja, onde os paroquianos podem fazer o sinal da cruz com a água benta ao introduzir a ponta dos dedos na pia. A água benta tem um simbolismo especial também no batismo de um bebê, como símbolo de boas-vindas à grande família da igreja.

Símbolo de pureza

A água benta tem um símbolo de purificação através do qual o homem se torna consciente da bondade. Esta água pode ter diversos usos práticos na vida cotidiana dos crentes. Por exemplo, seu uso mais direto tem a ver consigo mesmo ao buscar a própria bênção. Além disso, muitas pessoas têm o costume de benzer o local onde vivem como símbolo de felicidade e prosperidade. Neste caso, consiste em cuidar o lado espiritual do lar e proporcionar um ambiente de boas ações, bons sentimentos e alegria de viver.

Além disso, no dia de Santo Antão, é tradição em muitas paróquias abençoar os animais com água benta. Lembrando que no dia de San Blas muitas igrejas realizam a benção dos alimentos.

Para que serve a água benta?

A água é um meio que está relacionado a uma importante bênção e que tem significado religioso. O padre utiliza a água benta para abençoar os doentes, pessoas que mostram seu estoicismo através da superação da dor e o sofrimento como consequência de uma doença específica. A água benta faz parte do valor dos sacramentos na Igreja Católica. Mais especificamente, tem um significado especial no sacramento do batismo.

Inclusive é um símbolo de perdão para com a pessoa que se arrependeu dos seus pecados. A água benta representa o valor da esperança humana, mesmo que apesar dos seus erros, está aberta à dádiva do perdão divino.

Imagem: Fotolia. ThamKC

Relacionados:

  1. Água Subterrânea
  2. Sacristia
  3. Manancial
  4. Hamsá
  5. Ciclo da Água
  6. Aquífero
  7. Irrigação
  8. Ecossistema Aquático
  9. Fotossíntese
  10. Gêiser