Conceito » Ciência » Gêiser

Gêiser - Conceito, o que é, Significado

Esta palavra vem do vocábulo islandês geysir, que por sua vez vem do verbo gjósa e significa literalmente emanar, brotar ou surgir. O gêiser é um tipo exclusivo de fonte termal que de maneira periódica expulsa uma coluna de água quente e vapor que emerge do interior da Terra e é expelida para a atmosfera.

Este fenômeno da natureza depende de condições hidrológicas exclusivas

A expulsão de jatos de água quente e vapor do interior da Terra é um fenômeno pouco frequente. Na verdade, calcula-se que em todo o planeta exista cerca de mil gêiseres (aproximadamente a metade se encontra no Parque Nacional de Yellowstone, no estado de Wyoming, nos Estados Unidos).

Sua atividade está condicionada pela ação dos minerais em seus dutos internos ou então pela ação dos movimentos sísmicos. A emissão de um potente jato de água quente e vapor ocorrem por causa do contato entre a água superficial e as rochas aquecidas pelo magma situado nas áreas subterrâneas.

Quando a água é aquecida de maneira geotérmica é expelida para a superfície pela força da convecção. Em outras palavras, a água fria da superfície é pressionada do interior da terra pela ação da água quente que se encontra nos depósitos de água termal.

Em suma, grandes depósitos de água quente alimentam de maneira contínua o duto de evacuação de gêiser até que haja a expulsão de um potente jato de água quente.

Curiosidades

O gêiser Old Faithful, em Yellowstone, expele água quente de maneira regular, mais especificamente entre 45 e 120 minutos e a altura da água sobe até os 50 metros. Segundo pesquisas recentes, os tremores são produzidos no interior da terra e ocasionam a atividade térmica.

A maioria dos gêiseres se encontra normalmente em áreas vulcânicas e os mais conhecidos estão na Islândia, Nova Zelândia, Estados Unidos, Japão e Chile. Este fenômeno da natureza representa uma atração originária para milhares de turistas.

O gêiser Strokkur na Islândia tem uma frequência de erupção que oscila entre 5 e 10 minutos e sua altitude chega aos 20 metros.

O povo maori da Nova Zelândia utilizava as águas termais próximas aos gêiseres para cozinhar os alimentos, pois entendiam que a mãe natureza era a que devia aquecer os produtos da terra

A energia geotérmica em territórios onde existem gêiseres é um recurso natural que permite o uso de águas subterrâneas para obter água quente nos lares (esta fonte de energia é muito comum em países como Nova Zelândia, Japão e Islândia).

Antes da saída do jato de água quente e vapor ocorre um ruído característico de borbulhas.

Imagem Fotolia: Abriendomundo

Relacionados:

  1. Energia Geotérmica
  2. Ciclo da Água
  3. Fotossíntese
  4. Manancial
  5. Efeito Estufa
  6. Energias Limpas
  7. Atmosfera
  8. Higrômetro
  9. Aquífero
  10. Abiogênese