A água é um composto químico formado por hidrogênio e oxigênio em proporções definidas como H2O, existindo como tal na natureza e sendo considerado um dos elementos fundamentais para a vida.
Na natureza podemos facilmente encontrar a água nos seus três estados de agregação, tal é o caso que vemos gelo no congelador da geladeira ou nos picos das montanhas em forma de neve e até em corpos majestosos e imponentes como os glaciares nos mares e oceanos. Mas, por sua vez, podemos encontrar água em estado líquido, sua forma mais comum, em corpos d’água como rios, mares, lagoas, riachos e oceanos que são alimentados por águas pluviais e precipitações graças ao ciclo hidrológico. A água líquida também se infiltra e escorre pela superfície da terra e pelo subsolo.
Por outro lado, encontramos a água em estado gasoso na forma de vapor d’água, ao ferver água para cozinhar refeições ou para tomar uma infusão. Além disso, o mesmo ciclo hidrológico tem uma de suas etapas fundamentais, que é a evaporação, graças à ação do Sol, onde as águas superficiais evaporam, para estar em estado gasoso, e favorecer a formação de nuvens.
Existem três características básicas que normalmente encontramos na bibliografia, diz-se que a água é incolora, inodora e insípida. O que tudo isso significa? Que a água pode ser consumida como tal (o que chamamos de água potável), e não deve ter cor, cheiro ou sabor respectivamente, isso nos dá a diretriz de que a água é própria para consumo humano. Por sua vez, como qualquer substância pura, podemos atribuir uma série de propriedades que a caracterizam e a distinguem de outras substâncias.
Em princípio, sua densidade é de aproximadamente 1000 g/cm3 à temperatura ambiente e a gravidade específica é 1 (adimensional). Além disso, seu calor específico é de 4,18 J/Kg ºC e a tensão superficial é considerada alta graças às forças coesivas que interagem entre as moléculas de água. Quando a água esquenta, essa tensão superficial diminui e é possível infiltrar-se entre os poros e canais, tornando-se um melhor agente de limpeza.
As forças intermoleculares que estão presentes na água são as forças de ligação de hidrogênio, uma força intensa que é a causa de seu alto ponto de fusão e ebulição e de muitas características desse composto.
Emquanto às diferentes qualidades da água, estas podem ser definidas com base em diversos parâmetros, como a sua dureza (principalmente concentrações de carbonato de cálcio e magnésio), pH, condutividade, sólidos dissolvidos, sólidos em suspensão, oxigénio dissolvido, entre outras variáveis que podem ser analisadas.
A água é um recurso altamente valorizado no mundo. Em princípio, porque é um elemento vital. A vida do planeta depende desse recurso, pois é consumida por todos os seres vivos e é necessária para a manutenção e desenvolvimento do ecossistema. Torna-se tão vital que entre 70% e 80% dos corpos dos seres vivos estão compostos por água, porém, isso não é uma regra geral, já que, por exemplo, vegetais possuem uma capacidade de água maior que tecidos animais. Por sua vez, o ciclo hidrológico é responsável por regular a temperatura e as condições de vida no planeta.
O uso da água é infinito, desde o consumo como alimento para oxigenação e contribuição de minerais para o corpo humano até seu uso como irrigação na agricultura, uso em hidrelétricas para geração de energia, uso em fraturamento hidráulico para extração de hidrocarbonetos, uso como agente de limpeza na preparação de diferentes soluções, entre outros.
Do exposto, entende-se que o consumo de água torna-se economicamente valioso para o desenvolvimento das atividades e embora seja considerado um recurso renovável e cuja massa não varia no tempo, na realidade a sua disponibilidade torna-se cada vez mais restrita ao longo do tempo. Esta é a causa, não só das alterações climáticas, mas também das diversas atividades humanas que poluem as massas de água e cujo tratamento e depuração, em muitos países, não está devidamente regulamentado e controlado. Da mesma forma, as mudanças climáticas geram períodos de seca extrema, que afetam a produção de alimentos, o acesso à água potável e a água disponível para irrigação.
Artigo de: Candela Rocío Barbisan. Engenheira Química pela UNMdP, Argentina, atua na gestão de ativos e integridade em diversos setores, principalmente Oil & Gas. Certificada em API 580, Risk Based Inspection, pelo American Petroleum Institute. Professora da Faculdade de Engenharia da UNMdP, de Química Geral I, Laboratório de Operações Unitárias de 4º ano, e Laboratório de Reatores e Controle de 5º ano.
Referencia autoral (APA): Barbisan, C. R.. (Fevereiro 2023). Conceito de Água. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/agua/. São Paulo, Brasil.