Conceito » Saúde » Potomania

Potomania - Conceito, o que é, Significado

O consumo de água em quantidades adequadas é fundamental para uma boa saúde. No entanto, a água ou outros líquidos em excesso podem ser contraproducentes. Desta maneira, quando alguém tem a obsessão de consumir água ocorre a potomania. Este termo vem do grego potos, que significa bebida, e do latim manía, que equivale à demência ou loucura.

Para manter o corpo adequadamente hidratado é aconselhável beber cerca de 2 a 2,5 litros de água por dia. Neste sentido, para saber se alguém sofre de potamania existe um claro indicador: beber água de forma compulsiva sem ter sede, sendo mais de 4 litros por dia.

A origem do problema

Do ponto de vista médico, a potomania é considerada um transtorno mental. Esta alteração não deve ser confundida com outra: a dipsomania (o dipsómano é um alcoólico). Os neurologistas acreditam que a origem desta patologia se encontra no hipotálamo, uma região do cérebro responsável por regular a quantidade de água necessária para nosso corpo e para emitir sinais de sede. Se o hipotálamo sofre uma alteração, ocorre um desequilíbrio no que diz respeito ao consumo de água. Quando isso acontece se manifesta uma patologia neurológica. Em certas ocasiões, esta condição se deve a alguns problemas psicológicos relacionados aos distúrbios alimentares ou desordens da personalidade.

Certos fatores de risco podem desencadear a potomania, como a ansiedade, algumas doenças mentais ou o uso frequente de fármacos que causam secura na boca.

Não se deve ignorar, por outro lado, que o vício de beber água está diretamente relacionado com o culto do corpo, especialmente a obsessão com a perda de peso. Neste sentido, há um falso mito de que a água emagrece e isso faz com que algumas pessoas substituam os alimentos por grandes quantidades de água ou outros líquidos.

Consequências da potomania

A falta de água tem consequências diretas para a saúde, especialmente a desidratação. O excesso de água provoca outros efeitos negativos, como cãibras, fadiga, náuseas ou dor de cabeça. Num nível de maior gravidade, a potomania produz falta de sódio, alterações no sangue, problemas nos rins ou no cérebro e, em alguns casos mais extremos, pode levar à morte, mais particularmente por intoxicação de água.

Possíveis tratamentos

Se a potomania é provocada por uma doença mental, a psicoterapia é o tratamento mais comum. No entanto, se a origem do problema é de tipo neurológico, provavelmente o tratamento se baseará no consumo de fármacos.

Imagem: Fotolia. vgstudio

Relacionados:

  1. Manancial
  2. Whisky
  3. Demência
  4. Engenharia Sanitária
  5. Ciclo da Água
  6. Água Subterrânea
  7. Golpe de Calor
  8. Água do Mar
  9. Ortorexia
  10. Síndrome de Diógenes