Conceito » Ecología » Manancial

Manancial - Conceito, o que é, Significado

O manancial é um fluxo de água que sai da terra. Se olharmos a sua etimologia, este vocábulo vem do latim, mais especificamente de manans, que significa o que flui, brota ou mana.

Os mananciais de água brotam de zonas montanhosas, onde a água da chuva filtra sobre a terra e acaba produzindo os chamados olhos de água, que são buracos pelos quais sai a água e formam o manancial. Às vezes, as águas encontradas no interior das rochas entram em contacto com as rochas ígneas e isso produz um manancial com águas termais. As águas dos mananciais também podem provir de um aquífero subterrâneo.

A água de manancial para o consumo

Quando a água de um manancial atinge uma estação se inicia um processo de transformação. Em primeiro lugar, através de um filtro de areia são eliminadas as partículas maiores. Numa etapa seguinte, a água passa por um filtro de carbono, onde o cloro é removido por um método de absorção deixando a água mais pura. Posteriormente, um processo de luz ultravioleta é ativado, desinfetando a água de qualquer possível microrganismo ou bactéria.

Os sais minerais da água também são medidos

Após um processo de osmose inverso ocorre a redução dos minerais. Finalmente o ozônio desinfeta totalmente a água para beber sem nenhum risco para a saúde. Uma vez que purificada e embalada é possível sal comercialização.

Em geral, as águas minerais provenientes dos mananciais têm uma maior qualidade e pureza. No entanto, deve-se levar em conta que a água mineral do manancial não tem uma composição mineral constante e por esta razão é necessário um processo de tratamento específico. Além do consumo humano, as águas dos mananciais têm propriedades benéficas para a saúde, pois ajudam a regular o colesterol, preveem a formação de cálculos renais e promovem a saúde cardiovascular.

O conceito de manancial como metáfora

A natureza em seu conjunto é uma fonte de inspiração inesgotável. Assim, a força do vento, dos raios do sol, das ondas do mar ou da energia da terra são realidades que permitem criar metáforas de todo tipo. Isto é o que acontece com o conceito de manancial.

Se considerarmos que um manancial proporciona água e a água é a substância fundamental para a vida, o manancial se torna uma imagem perfeita para transmitir ideias sugestivas. Nesta linha, fala-se do manancial da vida, do amor, da eterna juventude e da sabedoria.

Imagem: Fotolia. salman2

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: