Conceito » Aprender » Irrigação

Irrigação - Conceito, o que é, Significado

No período neolítico, os humanos começaram a dominar as técnicas agrícolas e graças a isso foram possíveis os primeiros assentamentos e o desenvolvimento das diferentes civilizações da antiguidade. Em toda a atividade agrícola é necessário o uso de um sistema de irrigação, já que as plantas precisam de água para sobreviver.

Os diversos modos de irrigação dependem de três fatores essenciais: do clima, das características do solo e do tipo das plantas de cultivo. Outros elementos são igualmente importantes, como a umidade da atmosfera, a intensidade da luz e o vento.

O potencial hídrico

Na maioria das plantas, a circulação da água começa no momento em que as raízes absorvem a água e a transportam para as folhas. Este processo é denominado potencial hídrico. A irrigação é uma atividade que consiste, em poucas palavras, em fornecer ao solo e às plantas a água necessária para favorecer seu desenvolvimento. Deve-se levar em conta que não é necessário a mesma quantidade de água para uma planta começar a crescer do que para uma que já esteja desenvolvida.

Métodos mais comuns

O sistema por sulcos consiste em mover a água pelo efeito da gravidade. Esta modalidade não requer energia extra para proporcionar movimento à água, já que a inclinação do sulco facilita esta tarefa.

A irrigação por inundação é uma modalidade bastante primitiva e praticamente não mais utilizada, pois requer grandes quantidades de água.

A técnica de borrifo consiste em proporcionar água em forma de chuva através de um dispositivo. Esta versão é empregada normalmente em áreas descobertas para a manutenção de pastos, hortaliças e de alguns grãos, assim como para a manutenção de áreas ajardinadas.

O mecanismo por nebulização é utilizado em estufas e a modalidade por gotejamento é caracterizada pela otimização dos recursos hídricos com pequenos fluxos de água sobre baixa pressão (este procedimento é habitual no cultivo de cítricos ou de estévia).

O procedimento por canhões é válido para grandes extensões, para o cultivo de pastos ou para o milho.

Infraestrutura necessária

Nos mais variados sistemas mencionados, torna-se necessário o uso de certas ferramentas tecnológicas. Assim, nas explorações agrícolas, há uma estrutura de tubos e mangueiras e uma bomba elétrica que proporciona a água necessária para os cultivos.

As bombas hidráulicas que funcionam com um motor de combustão ou motor elétrico permitem que a água circule de maneira precisa para cada tipo de cultivo.

Imagens Fotolia: 279, Mediagram

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: