Sensação - Conceito, o que é, Significado

SensacaoA sensação pode ser definida como um processo na qual o sistema nervoso e os receptores sensoriais representam a energia recebida pelos estímulos que se encontram ao nosso redor. Em outras palavras, sensação é o processamento realizado pelo cérebro primário da informação recebido através de algum dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato). O cérebro organiza esta informação e apresenta um significado em forma de sensação.

Sensações e interpretação

A diferença entre os conceitos sensação e percepção é simplesmente complexa, uma vez que entra em jogo a interpretação e o contexto de saber a hora que um estímulo recebido se transforma em sensação. Deve-se destacar que a percepção é o estímulo que recebe os sentidos fora de qualquer consideração, enquanto que a sensação é um passo mais avançado dessa percepção dotado de significado e que gera um determinado estado da pessoa.

Neste sentido o contexto é fundamental, assim como a experiência prévia. Estes dois fatores que podem gerar certo tipo de estímulo causa uma sensação mais ou menos intensa. Assim, escutar um barulho à noite e em casa, pode ser interpretado como uma ameaça e causar sensação de medo se a pessoa for propensa a esse tipo de situação, ou ainda, se ela já sofreu com experiências parecidas no passado. Enquanto que para outra pessoa, a percepção deste ruído não deixa de ser algo normal.

Os buscadores de sensações

Existem várias pessoas que, para sair de uma rotina extremamente exaustiva, necessitam buscar algum tipo de estímulo extra para quebrar essa monotonia. São os chamados buscadores de sensações.

O conceito buscadores de sensações foi desenvolvido por Zuckerman, que considerava esse termo como um traço a mais da personalidade, assim como a extroversão e o egoísmo. Além disso, este conceito pode ser definido como a necessidade de viver continuamente com situações estimulantes, de preferência variadas e complexas.

Um ponto chave para entender a diferença entre as pessoas “normais” e os buscadores de sensações se encontra na valorização do risco, já que estes últimos costumam desvalorizar as possíveis consequências negativas de suas ações

Entre as condutas típicas encontradas nos buscadores de sensações, podemos destacar as seguintes: o consumo de drogas estimulantes, a prática de esportes radicais, a realização de viagens a lugares exóticos, o excesso de velocidade ao dirigir um automóvel, a tomada de decisão com riscos desnecessários ou o início precoce da vida sexual.

Imagem: iStock. LiudmylaSupynska

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: