É um distúrbio associado ao sono que provoca um despertar agitado acompanhado de uma sensação de pânico e grande confusão. A causa exata desta reação é desconhecida, mas acredita-se que possa ter relação com diversas circunstâncias: falta de sono, períodos de desequilíbrio emocional, estresse ou febre. O terror noturno está integrado dentro de um grupo de alterações do sono, as parassonias.
Algumas das mais comuns são: o sonambulismo, a enurese e o bruxismo noturno (este último consiste em apertar os dentes de modo involuntário).
Embora os adultos também possam apresentar esta alteração, ela é mais comum nas crianças. As reações associadas são as seguintes: gritos, sensação de angústia, sudorese intensa e respiração agitada. Os episódios duram aproximadamente dez ou quinze minutos. Em sua maioria as crianças tem dificuldade para explicar os efeitos dessa sensação de pânico.
Quando o terror noturno se prolonga é aconselhável que a criança seja tratada psicologicamente. Deve-se destacar que este transtorno ocorre com mais frequência durante o primeiro terço da noite.
Os especialistas em sono aconselham algumas recomendações para prevenir este tipo de distúrbio: estabelecer uma rotina na hora de dormir e evitar que as crianças assistam a programas com conteúdo violento ou relacionados ao terror.
Embora esses dois transtornos do sono provoquem angústia e mal-estar, não se trata do mesmo tipo de fenômeno. O pesadelo é um sonho com conteúdo desagradável, enquanto que o terror noturno não está relacionado ao conteúdo do sonho.
A insônia consiste na dificuldade de conciliar o sono. Embora seja bastante comum ocorrer nas épocas relacionadas às preocupações pessoais, em alguns casos se padece de insônia crônica.
A hipersonia diurna ou sonolência diurna é a tendência de ter sono ao longo do dia. Manifesta-se normalmente durante as atividades rotineiras. Nos casos mais graves, produz um impacto negativo na qualidade de vida.
A narcolepsia é um comportamento estranho, pois as pessoas que padecem desse distúrbio adormecem de maneira repentina e sem nenhum motivo aparente.
O sonambulismo ocorre quando uma pessoa caminha ou realiza qualquer outra atividade durante o sono. Trata-se de um distúrbio associado normalmente à infância, sendo pouco comum nas pessoas idosas.
Imagem: Fotolia. iuliiawhite
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2018). Conceito de Terror Noturno. Em https://conceitos.com/terror-noturno/. São Paulo, Brasil.