Memória RAM - Conceito, o que é, Significado

Memoria-RAMMemória RAM é a memória utilizada por um computador para seu trabalho cotidiano. Ela pode ser lida e escrita continuamente, ao contrário da memória ROM, que apenas suporta a leitura. Na memória RAM se levantam os diferentes processos que o sistema utiliza em seu funcionamento, situação que possibilita à CPU trabalhar com eles. Na atualidade, a existência de uma memória capaz de ser lida e escrita por parte de uma unidade central de processo constitui uma parte básica do que significa um computador, constituindo uma arquitetura replicada e replicável por muito tempo.

Quando um computador é ligado, o sistema operacional é carregado na memória RAM como um pré-requisito para conceder ao usuário as ferramentas para gerenciar um computador. Uma vez que esta fase inicial é realizada, o usuário pode invocar os programas que deseja conveniente e ocupam espaço na memória RAM. Neste ponto é importante destacar que além da óbvia interação perfilada entre CPU e RAM, os dados são trabalhados e devolvidos, e existe uma interação continua com o disco rígido. Assim, a informação é feita de forma contínua a partir do disco de modo que são colocados na memória RAM. Uma vez que o disco é muito mais lento, este tipo de procedimento se torna custoso em termos de eficiência e são em grande parte os responsáveis dos problemas de desaceleração. É por isso que é geralmente preferível ter uma boa quantidade de memória RAM de modo que a velocidade do sistema seja aumentada.

A partir do momento de seu surgimento, as memórias deste tipo têm visto um grande aumento na sua velocidade, bem como na sua capacidade. Atualmente, por exemplo, a capacidade média de um computador contém dez vezes a capacidade que podia ser observada há dez anos. Este fato está diretamente relacionado com a melhoria dos processos de produção, de acordo com uma demanda crescente para uma melhora contínua no que diz respeito a esta tecnologia. Esta circunstância representa a mesma tendência futura que sem dúvidas resultará em ganhos de produtividade para os usuários.

No futuro, além das conhecidas melhorias em capacidade e desempenho, sem dúvidas, também há avanços no que se diz respeito ao tamanho destes elementos. De fato, a proliferação de dispositivos com poder de avaliação cada vez menor faz absolutamente necessária uma melhoria e aumento de oferta da memória RAM com estas características.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: