Conceito » Saúde » Ecmnésia

Ecmnésia - Conceito, o que é, Significado

Para compreender melhor de que se trata a ecmnésia devemos ir à origem da palavra. É derivada do grego ek, que significa de, a partir de e mnasthai, que significa lembrar. Podemos deduzir que se trata de um distúrbio da memória a partir de um determinado momento ou situação.

Todos nós já ouvimos falar de amnésia, que é uma falha da memória passada. As pessoas esquecem parte ou até mesmo a totalidade de suas vidas. Ao contrário da amnésia, é uma situação em que as lembranças do passado são vividas no presente, é como se passasse outro momento da vida, ocorrendo uma alteração da percepção do tempo, o que leva a pessoa ter um comportamento de acordo com essas memórias, que são para ela uma realidade absoluta muito bem vivida.

Em que consiste a ecmnésia?

Não é uma doença em si. Trata-se de um sintoma que acompanha vários distúrbios da esfera mental.

Do ponto de vista da neurociência, é considerada uma forma de alucinação ou delírio. Seus portadores vivem como sua realidade.

Como ocorre com as alucinações, a pessoa não vê apenas um entorno ou acontecimentos passados, mas também ouve vozes que acompanham esses momentos.

Em que condições aparece?

Trata-se de uma condição que se encontra associada a vários distúrbios neurológicos ou psiquiátricos e que afeta áreas específicas do cérebro.

Este transtorno pode ocorrer em várias situações:

- Lesões cerebrais

- Demência

- Como aura na epilepsia do lobo temporal

- Durante um transtorno confusional

- Consumo de drogas alucinógenas

- Histeria

- Estados de autossugestão e hipnose

- Estado em que aumenta a capacidade de lembrar acontecimentos do passado

O que passa com a memória recente durante a ecmnésia?

Uma vez que o indivíduo com este distúrbio se encontra evocando situações de sua memória passada e vivendo esses momentos passa a perder a memória do que está acontecendo no presente real.

Por outro lado, o fato da ecmnésia ocorrer no contexto de uma alteração na função cerebral por um distúrbio associado, a perda da memória recente está vinculada ao transtorno de base, que pode ser chamado de demência, dano cerebral, alteração da função neuronal ou intoxicação por drogas.

O indivíduo passa a perder os fatos e as vivências ocorridas durante o período ecmnético.

É um distúrbio que precisa constantemente de uma avaliação e acompanhamento adequado por parte de especialista em saúde mental.

Imagem: Fotolia. Orawan

Relacionados:

  1. Esquecer
  2. Processos Cognitivos
  3. Vidas Passadas
  4. Memória RAM
  5. Crise da Meia-Idade
  6. Demência
  7. Memória ROM
  8. Repetição Espaçada
  9. Idealismo
  10. Evocar