Conceito » Filosofia » Processos Cognitivos

Processos Cognitivos - Conceito, o que é, Significado

Os processos podem ser externos como também internos ao ser humano. Isso é o que acontece no caso das operações cognitivas. O processo de conhecimento mostra a assimilação de uma ideia que promove a compreensão do mundo.

Através desta assimilação de ideias, exercitamos nossas faculdades mentais que são vitais para nosso desenvolvimento humano. As faculdades mentais podem ser também seriamente danificadas como consequência de certas doenças, tais como o Alzheimer que mostra a perda da memória de maneira progressiva.

Tipos de processos cognitivos

Sem estas faculdades cognitivas, os seres humanos estariam fechados em si mesmos. No entanto, graças ao intelecto há uma abertura. Porém, deve-se destacar que os processos cognitivos se referem a agentes externos, mas também os humanos são seres conscientes que pensam sobre si mesmo e inclusive sobre questões abstratas, tais como a busca pela felicidade.

Existem diversos tipos de processos cognitivos. Um dos mais importantes é a linguagem, nossa capacidade de comunicação. A percepção, a assimilação de informação, a reflexão, o pensamento lógico, a concentração e a memória são exemplos de pensamentos cognitivos.

Através da percepção, um dos processos cognitivos essenciais coloca em ordem a informação que recebemos dos estímulos externos. Através da nossa capacidade de fixar a atenção sobre um ponto, temos o poder de conectar com o agora e capturar a essência de qualquer coisa.

O que é a memória?

Outro processo cognitivo praticado em nossa vida diária é a memória. Este poder que nos permite armazenar lembranças e conectar-se com as mesmas apesar da passagem do tempo. A memória é como um baú particular que nos conecta com nossa história de vida. Todas as pessoas têm memória, no entanto, algumas têm mais capacidade do que outras para recordar dados específicos, por exemplo, data de aniversário de amigos e familiares. Deve-se ressaltar que a memória está conectada também com as emoções, pois através dela podemos lembrar especialmente daquelas situações condicionadas a uma emoção intensa.

A memória cumpre um papel vital, do contrário, começaríamos o dia do zero. O filme "50 First Dates" mostra precisamente a história de um jovem que sofria de amnésia anterógrada.

Os processos cognitivos se referem a esse universo íntimo fascinante que surge no interior de um ser humano, podendo ter uma riqueza interna de sonhos, ilusões e pensamentos.

Imagem: Fotolia .shock

Relacionados:

  1. Psicologia Cognitiva
  2. Viés Cognitivo
  3. Neobehaviorismo
  4. Cognitivo
  5. Homeostase
  6. Psicologia Científica
  7. Reflexão
  8. Númeno
  9. Alegria
  10. Perfil Psicológico