Método de Loci - Conceito, o que é, Significado

Uma das faculdades mentais básicas é a memória, ou seja, a capacidade de reter informação. Para exercitar e potencializar a memória há diversas técnicas ou procedimentos mnemotécnicos. Um deles é o conhecido Método de Loci, também chamado de “Palácio da Memória”.

Ideia fundamental do método e um exemplo ilustrativo

Este procedimento está baseado em acumular uma série de dados na memória através de um relato de acontecimentos que percorrem em determinado espaço, como a própria casa ou algum lugar que seja familiar.

Por exemplo, um estudante de medicina precisa memorizar uma lista de vinte doenças. Num primeiro momento ele imagina seu próprio lar e vai colocando mentalmente cada uma das doenças. Neste sentido, dentro da garagem, ele introduz as doenças mais gerais. Na sala incorpora as mais específicas e no banheiro coloca o grupo das doenças mais raras.

Desta maneira, o estudante de medicina poderá reter na memória uma lista completa utilizando a técnica de mentalizar os cômodos de sua casa.

A origem do método parte da Grécia Antiga

Quando não havia dispositivos para armazenar as informações era muito importante utilizar a capacidade da memória. Durante séculos a memória foi considerada uma das funções mentais mais valiosas.

De acordo com o relato do historiador Heródoto, o criador da mnemotecnia foi o poeta grego Simônides de Céos. Certo dia Simônides estava numa festa e um quarto desabou. Graças ao seu sistema de memorização, ele pôde lembrar cada um dos objetos que se encontravam no quarto. Para isso, fez uma "viagem mental" e relatou tudo o que havia naquele lugar.

O sistema de Simônides foi o primeiro passo para desenvolver a arte da memória. As diversas estratégias de mnemotecnia são especialmente importantes como técnicas de estudo para lembrar todo tipo de informação.

As regras mnemotécnicas procuram harmonizar o acúmulo de dados concretos com alguma história divertida e suave. Em certas ocasiões, as palavras retidas se tornam encadeadas unindo as primeiras sílabas ou então criando frases originais para facilitar a memorização.

Este tipo de estratégia permite à memória não basear-se em uma simples repetição de dados.

Imagem: Fotolia. Maksim Kabakou

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: