Hipertensão - Conceito, o que é, Significado

HipertensaoA hipertensão arterial é uma doença sistêmica. Trata-se da força ou pressão na qual o sangue circula através dos nossos vasos sanguíneos. Por esse motivo, a hipertensão arterial pode afetar diversos órgãos do nosso corpo, tais como: cérebro, olhos, coração e vasos periféricos.

É uma doença que afeta em sua maioria os homens, principalmente os de raça negra. Do ponto de vista estatístico, a hipertensão afeta 25% da população adulta e uma grande porcentagem desses indivíduos ignoram a doença. Ao ser diagnosticada tardiamente, as consequências trazem um maior impacto, especialmente nas doenças cardiovasculares. Estas circunstâncias fazem com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considere que a hipertensão cause um grande impacto na saúde pública e devido a isso promove campanhas de informação orientadas à população. Segundo a OMS, a prevalência desta doença é menor em países cuja renda per capita é mais elevada, o que significa que nos países mais pobres os riscos associados à hipertensão são mais altos.

Existe uma série de fatores que podem elevar o risco da hipertensão

Por um lado existe a predisposição genética de cada indivíduo. No entanto, há outros fatores determinantes tais como: vida sedentária, sobrepeso, altos níveis de colesterol, diabetes, consumo de tabaco e idade.

Para prevenir a hipertensão os médicos recomendam ter uma vida saudável, especialmente em relação à alimentação como reduzir o consumo de gordura e sal, além de praticar atividade física regularmente (fazer caminhadas diariamente é um excelente hábito). Estas medidas preventivas podem baixar o peso, pois o aumento de peso pode endurecer os vasos sanguíneos e com isso ajudar o aparecimento da hipertensão.

O que se deve saber sobre a hipertensão?

É muito importante saber os antecedentes familiares de hipertensão e diabetes. A partir dos 40 anos é aconselhável realizar exames periódicos, na qual um cardiologista vai avaliar se o paciente tem ou não hipertensão.

Uma vida estressante e emoções intensas também tem um papel importante nesta doença. Como curiosidade, existe a hipertensão do jaleco branco (a pressão arterial aumenta diante da presença de um médico).

A hipertensão não tem cura, mas é possível o seu controle através da dieta, exercícios físicos e medicação.

Imagem: iStock. stockvisual

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: