Constituem um grupo de doenças que se caracterizam por uma alteração progressiva da função dos neurônios, o que leva à ocorrência de várias manifestações produto da alteração da função cerebral, tendo como principais as mudanças no comportamento, as falhas de memória, a desorientação e os transtornos psicológicos.
Os neurônios são as principais células do sistema nervoso. São responsáveis por processar toda a informação que recebem do exterior e do interior, integram e produzem respostas que se manifestam como movimentos, sensações, comportamentos reflexos ou processos mais elaborados como a fala, as emoções e a aprendizagem.
Estas células são muito vulneráveis a vários tipos de danos, em especial às falhas no suprimento de oxigênio e aos efeitos tóxicos dos radicais livres. As diversas noxas afetam seu funcionamento, levando inclusive à sua destruição, o que causa manifestações que dependem do grupo de neurônios afetados.
Os principais fatores relacionados ao desenvolvimento de uma doença neurodegenerativa são: o sedentarismo, a hipertensão arterial, os níveis elevados de colesterol, a diabetes, o tabagismo e a baixa interação social. Também influenciam a idade da pessoa e os fatores genéticos.
Os transtornos degenerativos são responsáveis pelo dano progressivo dos neurônios, levando-os finalmente à morte. Isso ocorre nas chamadas doenças neurodegenerativas, que incluem as seguintes condições:
Demências vasculares
Doença de Alzheimer
Doença de Parkinson
Doença do neurônio motor (esclerose múltipla e esclerose lateral amiotrófica)
Doença de Huntington
Ataxia
Atrofia muscular espinhal
Os sintomas que acompanham estes distúrbios são variáveis, entretanto os mais comuns são:
Distúrbios da memória. Um dos principais sintomas dos distúrbios neurodegenerativos é o esquecimento. A princípio são esporádicos, mas depois se tornam cada vez mais frequentes até perturbar a vida cotidiana.
Tremor. A afetação do controle motor pode ocasionar manifestações como o tremor. Embora seja a principal manifestação da doença de Parkinson, existem muitas outras causas deste tipo de movimento involuntário, como é o caso das lesões do cerebelo ou da parte posterior da medula espinhal.
Movimentos involuntários. Trata-se de movimentos muito maiores que o tremor, consistem em sacudidas e são característicos das doenças chamadas coreias, sendo a principal a doença de Huntington.
Transtornos do equilíbrio. A capacidade de manter o equilíbrio depende do trabalho conjunto de várias áreas do cérebro, ao falhar uma delas começa a ter problemas para ficar em pé ou manter-se em determinada posição. O principal centro nervoso relacionado ao equilíbrio e à coordenação é o cerebelo, no entanto, este problema também pode ser encontrado em lesões como a esclerose múltipla.
As doenças neurodegenerativas são transtornos progressivos que vão deteriorando aqueles que sofrem ao longo dos anos. Estas doenças podem ser prevenidas e retardar sua progressão, mas uma vez instalada não há tratamento específico que ajude a repará-la.
Imagem: Fotolia. fona
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2018). Conceito de Doenças Neurodegenerativas. Em https://conceitos.com/doencas-neurodegenerativas/. São Paulo, Brasil.