Conceito » Saúde » Doenças Neurodegenerativas

Doenças Neurodegenerativas - Conceito, o que é, Significado

Constituem um grupo de doenças que se caracterizam por uma alteração progressiva da função dos neurônios, o que leva à ocorrência de várias manifestações produto da alteração da função cerebral, tendo como principais as mudanças no comportamento, as falhas de memória, a desorientação e os transtornos psicológicos.

Os neurônios são vulneráveis a vários tipos de danos

Os neurônios são as principais células do sistema nervoso. São responsáveis por processar toda a informação que recebem do exterior e do interior, integram e produzem respostas que se manifestam como movimentos, sensações, comportamentos reflexos ou processos mais elaborados como a fala, as emoções e a aprendizagem.

Estas células são muito vulneráveis a vários tipos de danos, em especial às falhas no suprimento de oxigênio e aos efeitos tóxicos dos radicais livres. As diversas noxas afetam seu funcionamento, levando inclusive à sua destruição, o que causa manifestações que dependem do grupo de neurônios afetados.

Os principais fatores relacionados ao desenvolvimento de uma doença neurodegenerativa são: o sedentarismo, a hipertensão arterial, os níveis elevados de colesterol, a diabetes, o tabagismo e a baixa interação social. Também influenciam a idade da pessoa e os fatores genéticos.

Existem diferentes tipos de doenças neurodegenerativas

Os transtornos degenerativos são responsáveis pelo dano progressivo dos neurônios, levando-os finalmente à morte. Isso ocorre nas chamadas doenças neurodegenerativas, que incluem as seguintes condições:

Demências vasculares

Doença de Alzheimer

Doença de Parkinson

Doença do neurônio motor (esclerose múltipla e esclerose lateral amiotrófica)

Doença de Huntington

Ataxia

Atrofia muscular espinhal

Principais manifestações associadas ao dano neuronal

Os sintomas que acompanham estes distúrbios são variáveis, entretanto os mais comuns são:

Distúrbios da memória. Um dos principais sintomas dos distúrbios neurodegenerativos é o esquecimento. A princípio são esporádicos, mas depois se tornam cada vez mais frequentes até perturbar a vida cotidiana.

Tremor. A afetação do controle motor pode ocasionar manifestações como o tremor. Embora seja a principal manifestação da doença de Parkinson, existem muitas outras causas deste tipo de movimento involuntário, como é o caso das lesões do cerebelo ou da parte posterior da medula espinhal.

Movimentos involuntários. Trata-se de movimentos muito maiores que o tremor, consistem em sacudidas e são característicos das doenças chamadas coreias, sendo a principal a doença de Huntington.

Transtornos do equilíbrio. A capacidade de manter o equilíbrio depende do trabalho conjunto de várias áreas do cérebro, ao falhar uma delas começa a ter problemas para ficar em pé ou manter-se em determinada posição. O principal centro nervoso relacionado ao equilíbrio e à coordenação é o cerebelo, no entanto, este problema também pode ser encontrado em lesões como a esclerose múltipla.

As doenças neurodegenerativas são transtornos progressivos que vão deteriorando aqueles que sofrem ao longo dos anos. Estas doenças podem ser prevenidas e retardar sua progressão, mas uma vez instalada não há tratamento específico que ajude a repará-la.

Imagem: Fotolia. fona

Relacionados:

  1. Sequela em Saúde
  2. Neurônio
  3. Acidente vascular cerebral
  4. Síndrome de Turner
  5. Pares Cranianos
  6. Órgãos Vitais
  7. Cérebro
  8. Organelas Celulares
  9. Miocárdio, Músculo do Coração
  10. Vitamina B12