Grupo de Risco - Conceito, o que é, Significado

Grupo de risco é um conjunto de indivíduos que possuem uma característica ou qualidade que aumenta a probabilidade de desenvolverem determinada condição.

Na saúde este termo é muito usado muito, uma vez que vários distúrbios são mais frequentes diante de certos hábitos ou condições, sejam eles constitucionais ou do entorno fazendo com que as pessoas se tornem mais vulneráveis.

Alguns exemplos de grupo de risco

Ao falar sobre grupo de risco, devemos fazer referência à condição pela qual existe a predisposição. Os principais grupos incluem:

1. Doença cardiovascular. Condições como obesidade, sedentarismo, hipertensão arterial e alto nível de colesterol no sangue estão associadas a um risco maior de desenvolver obstrução das artérias coronárias que podem desencadear um ataque cardíaco.

2. Desnutrição. As crianças que vivem em populações rurais de países pobres com baixo nível educacional estão predispostas a sofrer certas condições como a desnutrição.

3. Diabetes. Os adultos sedentários com obesidade e história familiar de diabetes são mais propensos a padecer esta doença.

4. Câncer. Existem tumores associados a alguns hábitos, como é o caso do câncer de pulmão. Os fumantes são aqueles que pertencem a esse grupo de risco. Além disso, as pessoas que têm pele clara, que ficam expostas e sem proteção à luz solar correm risco de desenvolver melanoma maligno.

5. Infecções. Pessoas com hábitos sexuais que abrangem a promiscuidade e a homossexualidade constituem um grupo de risco para contrair infecção pelo vírus da imunodeficiência humana.

6. Exposição ambiental. No passado, os mecânicos e os frentistas dos postos de gasolina constituíam um grupo de risco para desenvolver saturnismo, condição que se deve ao contato de metais, como é o caso do chumbo.

7. Trombose. As mulheres que usam medicamentos como anticoncepcionais e que também têm o hábito de fumar cigarros constituem um grupo em risco para desenvolver coágulos de sangue em seu sistema circulatório, uma condição conhecida como trombose.

Estes são apenas alguns exemplos, mas existe uma grande variedade de grupos de risco para diversas doenças e condições.

Utilidade de definir os grupos de risco

Estabelecer os parâmetros que definem um grupo de risco é de grande utilidade para desenvolver um programa de prevenção. Conhecer e quantificar os riscos permite tomar medidas para reduzir os riscos ou seu impacto na saúde.

Muitas políticas de saúde pública como a vacinação e a educação sanitária são direcionadas prioritariamente aos grupos de risco, o que faz com que os recursos sejam usados de forma mais eficiente. Identificar estes grupos permite também planejar as políticas de distribuição e de acesso tanto das especialidades médicas como dos medicamentos.

Imagem: Fotolia. artisticco

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: