Fonética - Conceito, o que é, Significado

FoeticaA fonética significa o estudo dos sons utilizados na fala. Ela está ligada a outras disciplinas como a linguística, de modo que é de extrema importância para compreender a forma que se articula a linguagem. A fonética é uma disciplina desenvolvida principalmente no século XX, e é a partir desta perspectiva que o estudo das articulações sonoras em diversas línguas começa a fazer sentido. Além disso, foram alguns avanços no plano técnico que permitiram explicar a forma de articulação do aparelho fonador do homem. Hoje em dia, utiliza-se esta forma para compreender com precisão que tipo de expressão sonora pode ser utilizado em um idioma específico.

É importante conhecer a diferença entre fonética e fonologia. Embora ambas as disciplinas estejam relacionadas, seu objeto de estudo é diferente. A fonética estuda os sons utilizados na fala, enquanto que a fonologia estuda como esses sons se relacionam no contexto de uma determinada linguagem. De fato, quando se faz uso de um idioma, existe uma série de regras a cumprir e que dificilmente são notadas. Cada som pode aparecer em determinados contextos, ou seja, atrás ou na frente de sons com determinadas características. Em alguns casos, os sons podem ser utilizados em outros contextos. Todas estas regras são estudadas pela fonologia; regras que ninguém que utiliza um idioma conhece conscientemente, mas que sem dúvidas estão presentes.

Para realizar profundamente seu estudo, a fonética tenta descrever os sons a partir de uma série de características segundo os processos do aparelho fonador. Isto significa que quando se emite um som, são utilizadas determinadas partes da boca junto com as cordas vocais. Estas características são utilizadas pela fonologia para explicar as relações entre os sons.

Como se pode notar, a fonética e a fonologia são duas disciplinas diferentes, mas que se relacionam entre si, sendo carente de sentido cada uma isoladamente. No caso da fonética, permite que todos os sons da fala humana possam ser descritos de forma abstrata em função dos diversos elementos que integram sua formação (paladar, lábios, cordas vocais, etc.).

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: