Valores Morais - Conceito, o que é, Significado

Valores-MoraisFazer o bem é uma premissa básica da felicidade porque o bem é um prêmio a si mesmo, ou seja, bondade não é um meio para atingir um fim que não o próprio. Fazer o bem traz benefícios emocionais à pessoa: satisfação pessoal, vontade de viver o presente, tranquilidade interior, felicidade, inteligência emocional, pensamento positivo, etc.

Realizar o bem exige uma tomada de consciência, de um esforço e de uma retidão

Neste caso, os princípios fundamentais, ou seja, aqueles que representam os valores morais; são os princípios básicos que servem para diferenciar as ações corretas, boas e honestas daquelas que são más. São o referencial da ação teórica e servem principalmente para orientar a ação prática fruto da experiência do próprio viver.

Os valores morais não são fixos em uma pessoa

Cada ser humano constrói seus próprios valores levando em conta algumas limitações, por exemplo, a formação recebida na infância. Também mostram uma ordem de prioridades pessoais.

Por exemplo, enquanto que, para algumas pessoas a fidelidade é um princípio fundamental para outras não é. Desta forma, pode haver divergências de opinião entre duas pessoas cujos valores confrontam de maneira direta. Um casal que não tem os valores morais compatíveis tem poucas chances de prosperar no momento, pois a intimidade do amor requer uma base sólida.

São baseados na honestidade de ser fiel a si mesmo

As pessoas podem cair em contradições internas, por exemplo, aquelas que valorizam a fidelidade podem cair na tentação da infidelidade. Neste caso, uma pessoa que é contrária aos seus valores morais pode sofrer contradições, enquanto uma pessoa que é coerente com seus princípios internos é feliz com o nível de tranquilidade e paz que possui.

São específicos e limitados

Uma pessoa deve identificar muito bem quais são os seus princípios fundamentais, mas não pode ter uma lista interminável. Podem estar ligados à religião que pratica uma pessoa, mas podem também ser independentes no que diz respeito a este assunto.

Os valores morais surgem da dignidade do ser humano e sua consciência.

Imagem: 1.Web, 2.Fotolia. sveta

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: