Em 11 de setembro de 2001 as Torres Gêmeas da cidade de Nova York foram derrubadas por um ataque terrorista. Dois aviões comerciais se chocaram contra dois arranha-céus e causaram quase três mil mortes e milhares de feridos.
Segundo a versão oficial dos fatos, o cérebro desta operação foi o líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden. Desde então, não deixaram de aparecer qualquer tipo de especulação e versões sobre a verdade dos fatos.
Afirma-se que o atentado foi realmente um autoataque dos Estados Unidos, com o objetivo de justificar um posterior ataque ao Afeganistão e Iraque.
Segundo a versão oficial, Bin Laden tomou a decisão de destruir as Torres Gêmeas porque culpava os Estados Unidos de agredir o Iraque, da situação na Palestina e por causa da Guerra do Líbano de 1982. Desta maneira, os ataques terroristas de 11 de Setembro foram um ato de vingança contra a política externa dos EUA no Oriente Médio.
Alguns analistas afirmam que o atentado às Torres Gêmeas tem uma relação direta com os conflitos internos entre as várias doutrinas do mundo islâmico.
Sobre este assunto há todo tipo de suposição: que na verdade ele não está morto, que a versão oficial não é nada mais do que uma montagem, que Bin Laden já havia falecido anteriormente, etc.
Em relação à queda das Torres Gêmeas, após o impacto dos dois aviões, existe todo tipo de dúvida, já que foram construídos para resistir o impacto de um ataque e segundo os especialistas o fogo não foi a verdadeira causa de sua destruição. Por tudo isso, chegou-se a afirmar que as Torres Gêmeas foram derrubadas por demolições controladas.
De outro ponto de vista, afirma-se que as várias teorias da conspiração são nada mais do que estratégias de marketing promovidas pelos meios de comunicação.
No ano de 2004, em Madrid, e em 2005, em Londres, também ocorreram atentados terroristas com as mesmas características.
Para alguns historiadores, o 11 de Setembro representa uma profunda divisão entre o Oriente e o Ocidente. Este acontecimento tem marcado o rumo da humanidade nos últimos anos. Para alguns o terrorismo islâmico se tornou um fenômeno de escala global. Neste sentido, a queda das Torres Gêmeas em 11 de Setembro é lembrada como o dia em que o mundo mudou.
Imagem: Fotolia. Brad
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2017). Conceito de Torres Gêmeas (Atentado). Em https://conceitos.com/torres-gemeas-atentado/. São Paulo, Brasil.