Conceito » Esporte » Paraquedismo

Paraquedismo - Conceito, o que é, Significado

Esta atividade aérea está diretamente relacionada a uma aspiração humana desde os tempos mais remotos: imitar as aves em seu voo. Saltar de paraquedas em queda livre ou em qualquer outra modalidade é uma experiência que gera uma descarga de adrenalina, pois se trata de uma ação com certo risco e que devem ser tomadas medidas extremas de segurança.

Esta modalidade é praticada com vários objetivos: como forma de entretenimento, em sua versão esportiva, com fins bélicos ou no contexto de um espetáculo.

Os paraquedas atuais são de vários tipos: redondos, triangulares, retangulares e cônicos. Todos eles prendem o ar em seu interior e desta forma freiam a queda de maneira gradual. Os sistemas de segurança empregados têm evoluído ao longo do tempo (anel de abertura manual, sistema Stevens de abertura automática, sistema de três anéis, etc.). Em caso do paraquedas não abrir, há outro de reserva.

Antecedentes históricos

No século IX, o cordobês Abbas Ibn Firnás foi o primeiro homem a construir um paraquedas, que em seguida provou sua invenção, mas com pouco êxito. Com o passar do tempo foram inventados novos artefatos parecidos com o paraquedas atual. Na época do imperador chinês Fo-Kien, alguns acrobatas se atiraram de altas torres com guarda-chuvas. No entanto, a invenção do paraquedas se atribui à genialidade de Leonardo da Vinci (o mecanismo era conhecido pelo termo "baldaquino" e nos esboços conservados sua forma triangular era apreciada). Com a invenção do balão aerostático foram criadas novas tentativas de lançamento e algumas provaram ser bem-sucedidas.

O primeiro salto de paraquedas totalmente documentado ocorreu na França em 1797 através de um balão a uma altura de 1000 metros. O primeiro lançamento de um avião ocorreu em 1911.

No contexto militar

Na Primeira Guerra Mundial, os soldados saltaram de paraquedas em missões de sabotagem ou para abastecer as tropas que se encontravam isoladas. No final da guerra começaram a criar seções militares especializadas em saltos. Durante a Segunda Guerra Mundial, as tropas aliadas conquistaram importantes vitórias sobre os nazistas com unidades de paraquedistas.

Principais modalidades de salto no paraquedismo esportivo

Quando um salto é realizado com a intenção de aterrissar em uma área previamente marcada, pratica-se o paraquedismo de precisão. Quando os atletas se lançam e antes do pouso executam manobras próximas ao solo, pratica-se a modalidade do Swooping. Existe também o estilo livre ou Freestyle, o Freefly, as grandes formações ou Big Ways com mais de 30 participantes ou o Wingsuit.

Imagens: Fotolia. germanskydive110, dovla982

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: