Conceito » Aprender » Megalitismo

Megalitismo - Conceito, o que é, Significado

Os seres humanos da pré-histórica começaram a construir edificações com grandes blocos de pedra, também conhecidos como megalitos. Assim, o megalistismo é o termo utilizado para referir-se a este tipo de construção.

Principais características

Os blocos de pedra utilizados eram compactos e podiam atingir várias toneladas de peso. Existem três tipos de construções de pedra: o menir, o cromeleque (cromleche) e os dólmens. O primeiro é utilizado normalmente para delimitar um território e, por vezes, vários são agrupados em forma alinhada. Quando as pedras formam um círculo são chamados de cromeleque. Se as pedras são combinadas de maneira horizontal e vertical são chamadas de dólmenes.

As construções geralmente tinham um propósito funeral e religioso, mas algumas delas tinham uma finalidade social (por exemplo, para armazenar alimentos ou como torres de defesa). Em alguns casos, estas pedras gigantes tinham uma estrutura relacionada à observação dos astros (por exemplo, Stonehenge na Grã-Bretanha é o monumento megalítico mais conhecido internacionalmente e é muito provável que seja um observatório astronômico primitivo).

A construção megalítica foi desenvolvida durante o período neolítico, aproximadamente 5000 anos a. C. Este período é também conhecido como Idade da Pedra, pois as rochas eram a matéria-prima para a fabricação de vários utensílios.

O processo da construção

As pedras destas construções foram obtidas de uma alguma pedreira relativamente próxima. Isto significa que os grandes blocos de pedras deviam ser transportados e para isso é empregado um sistema de deslizamento de pedras através da rolagem dos troncos. Desta forma, com a força de muitos homens, os blocos eram transportados ao seu local final. Em seguida, os blocos eram cortados adequadamente dependendo do tipo de construção que fosse construir. Obviamente, era necessário preparar fossas de cimentação para que os blocos me mantivessem firmes.

As pedras do Stonehenge constituem um mistério para os arqueólogos

Embora se acredite que este monumento tinha uma relação com a posição dos astros, os arqueólogos mantêm algumas discrepâncias sobre o assunto. Este monumento tem levantado todo tipo de teoria e enigmas. Neste sentido, não se sabe com certeza o significado preciso das pedras. A teoria do observatório astronômico não é compartilhada por todos os arqueólogos. Argumenta-se que os homens que construíram pertenciam a uma raça de gigantes. Também acredita-se que Stonehenge era uma base para os óvnis do neolítico.

Imagem: Fotolia. jeafish

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: