Conceito » Religião » Torre de Babel

Torre de Babel - Conceito, o que é, Significado

A Bíblia é um texto religioso e ao mesmo tempo uma referência cultural de primeira ordem. Nas Escrituras Sagradas podemos encontrar a origem dos mais variados ideais da atualidade. Uma das passagens bíblicas mais ilustres e com mais implicações culturais é a Torre de Babel.

Nas Escrituras Sagradas

Da mesma maneira que se relata no livro de Gênesis, na antiga cidade da Babilônia, foi construída uma torre que pretendia alcançar o céu. Deus decidiu castigar a soberba daqueles homens e tomou a decisão de confundir suas línguas para que não se entendessem. O fato de não poderem se comunicar com normalidade fez com que os homens abandonassem o projeto e assim a torre não pôde ser construída. Com esta atitude, Deus demonstrou aos homens que ninguém tinha mais autoridade que Ele. Esta construção inacabada foi chamada de “babel”, que em hebraico significa confusão.

A partir deste fracasso, os seres humanos se dispersaram sobre a Terra em várias tribos, sendo que cada uma com sua linguagem própria. Por este motivo, acredita-se que o episódio da Torre de Babel é uma forma de explicar a origem das línguas.

Segunda a tradição judaico-cristã, o episódio bíblico da Torre de Babel tem um significado especial: Deus castiga a soberba dos homens quando pretendem ir além de suas possibilidades

Quando se quer dizer que em um local não é possível a comunicação se utiliza a expressão "torre de Babel". Esta expressão nos faz lembrar que a troca de ideias pode acarretar todo tipo de confusão e conflito. Assim mesmo, o conceito de babelia se refere à diversidade cultural.

Do ponto de vista histórico

Atualmente, os pesquisadores continuam estudando a passagem bíblica na qual Deus castigou os homens por sua arrogância desproporcional. Do ponto de vista estritamente histórico, este episódio deve ser entendido como uma consequência do exílio dos israelitas na Babilônia após a destruição da cidade de Nabucodonosor, em Jerusalém, em 587 a. C. Até então, os israelitas exilados na Babilônia contavam com uma torre com mais de 90 metros de altura e alguns acreditavam que esta construção era a base real que posteriormente apareceu no relato bíblico.

No início do século XX o arqueólogo alemão Robert Koldewey encontrou restos arqueológicos em Aqar Quf, atual Iraque, dos quais são considerados como a verdadeira Torre de Babel.

Imagem: Fotolia. tiero

Relacionados:

  1. Livro da Vida
  2. Torre Eiffel
  3. Intraduzibilidade
  4. Antigo Testamento
  5. Cristologia
  6. Arca da Aliança
  7. Exousia
  8. Brit Milá (Bris)
  9. Espírito Santo
  10. Livro de Enoque