Antigo Testamento - Conceito, o que é, Significado

O Antigo Testamento é a parte da Bíblia que compreende desde o Pentateuco até os livros históricos, sapienciais e proféticos. O Pentateuco é composto pela Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. O Antigo Testamento é composto por livros que foram escritos em diferentes épocas do povo hebreu. Estes livros têm uma premissa de fundo: a promessa do nascimento de um salvador, o filho de Deus. O Novo Testamento começa precisamente com a história de Jesus na Terra.

Estrutura do Antigo Testamento

O Pentateuco é uma parte integral do Antigo Testamento. Nele, podemos encontrar o livro de Gênesis, que relata como foi a criação do mundo, a descrição do dilúvio, a história de Adão e Eva, da Torre de Babel e a formação das 12 tribos de Israel.

Outra das partes mais importantes do Antigo Testamento é o Êxodo. Descreve a marcha dos escravos do Egito, liderada Moisés até a entrega das tábuas da lei no Monte Sinai. O Levítico inclui questões relacionadas às leis para grupos levitas e sacerdotais. O livro dos Números descreve os mandamentos. O Deuteronômio dá destaque ao discurso de Moisés antes de sua morte.

Segundo a tradição, a partir da perspectiva cristã, o Antigo Testamento foi escrito sob a influência da inspiração do Espírito Santo pelos antigos profetas que através de suas obras pregaram a mensagem de Jesus explicando qual era sua missão na Terra. Moisés foi quem escreveu Gênesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronômio.

Numa linguagem simples explica a origem da Terra, do ser humano, das diferentes línguas e raças, assim como a raiz da casa de Israel

A maior parte dos livros do Antigo Testamento foi escrito em hebraico. O Antigo e o Novo Testamento estão interligados por um fio condutor. O Antigo Testamento é composto por 39 livros, inclui 12 livros históricos, 5 livros poéticos e 17 livros proféticos.

Salmos e Provérbios

Para entender o Novo Testamento é fundamental ler o antigo entendendo que a verdade se revela de forma gradual. Através dos Salmos e Provérbios podemos também interiorizar mensagens de sabedoria expressas em uma linguagem simples. Assim como através do Antigo Testamento podemos também conhecer os costumes e tradições do povo judeu.

Imagem: Fotolia. kozlik_mozlik

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: