Conceito » Saúde » Terapia Sistêmica

Terapia Sistêmica - Conceito, o que é, Significado

A psicologia é a disciplina científica que estuda o comportamento humano, especialmente as condutas que afetam negativamente as pessoas. As mais variadas terapias destinadas a melhorar a qualidade de vida dos indivíduos estão integradas a um modelo teórico, como o behaviorismo, o cognitivismo, a psicanálise e o modelo sistêmico.

Princípios gerais da terapia sistêmica

O termo sistema é usado para expressar relacionamentos existentes que fazem parte de um todo organizado. Assim, um sistema é um conjunto de elementos interligados.

Quando aplicamos esta definição aos indivíduos, os mesmos podem ser entendidos a partir dos diversos elementos que os constituem, como sua trajetória pessoal, sua cultura ou núcleo familiar.

A terapia sistêmica está focada na análise das relações interpessoais que envolvem as pessoas. Do ponto de vista teórico, o paradigma sistêmico surgiu na década de 1950 e seu principal propulsor foi o cientista Gregory Bateson, que propôs a necessidade de compreender a realidade de cada indivíduo a partir de vínculos com seu contexto social mais direto.

O foco da terapia sistêmica está baseado na compreensão dos padrões de comunicação que ocorrem no âmbito familiar, nos locais de trabalho ou nos relacionamentos entre casais

Em outras palavras, trata de estudar os indivíduos dentro de um sistema de relacionamentos. Desta maneira, para tratar uma disfunção individual é importante iniciar uma terapia de grupo.

Os especialistas desta abordagem terapêutica buscam padrões de comunicação que afetam negativamente um coletivo (por exemplo, uma família) e através da terapia corrigem esses padrões para que o paciente deixe de ter os sintomas que lhe provocam angústia ou sofrimento.

Obviamente, neste tipo de terapia a família é concebida como um sistema, uma vez que os diferentes membros que a compõem criam interações emocionais e afetivas que determinam o comportamento individual de cada membro da família.

No caso da esquizofrenia

A esquizofrenia é uma patologia que pode afetar drasticamente o comportamento. Do ponto de vista sistêmico, o indivíduo com esta patologia é estudado e se leva em conta seu entorno pessoal e familiar. Neste sentido, os psicólogos e psiquiatras recorrem à terapia familiar para melhorar a qualidade de vida do paciente com esquizofrenia.

Assim, uma série de entrevistas são gravadas em vídeo e dadas aos parentes do paciente para analisar os resultados e entender que tipo de interação existe entre os membros da família.

Esta abordagem terapêutica demonstrou ser eficaz para melhorar a socialização das pessoas que sofrem deste problema.

Imagem: Fotolia. blossomstar

Relacionados:

  1. Constelações Familiares
  2. Quadro Teórico
  3. Terapia Gestalt
  4. Teoria de Sistemas
  5. Socioterapia
  6. Psicologia Social
  7. Paradigma
  8. Circuito da Fala
  9. Cognitivo
  10. Autoconhecimento