Conceito » Psicologia » Socioterapia

Socioterapia - Conceito, o que é, Significado

O ser humano é social por natureza, isto é, além da entidade individual de cada pessoa, todos precisam fazer parte de um entorno e poder experimentar reconhecimento, carinho e estima. Ou seja, a essência da vida é compartilhar.

Esta necessidade de relação social que cada ser humano tem em maior ou menor grau é a premissa da socioterapia, ou seja, uma técnica terapêutica que torna o contato com o próximo em uma forma de recuperação de alguns distúrbios.

Terapia de integração social

Esta técnica está destinada a melhorar a reintegração social da pessoa que sofre algum tipo de isolamento, solidão ou marginalização. Ou seja, é uma terapia que permite à pessoa encontrar ambientes dos quais possa implantar suas habilidades sociais, estabelecer vínculos de relação, dar e receber.

Este tipo de terapia é especialmente aplicado pelos serviços sociais ou por profissionais que realizam este trabalho social. É uma forma de terapia socioeducativa que permite à pessoa posicionar-se com a realidade sob uma nova perspectiva, graças a um novo quadro de possibilidades. A socioterapia é muito importante porque potencializa a descoberta da individualidade, ou seja, da própria identidade em relação aos demais. Coloca em foco de atenção os pontos fortes de cada grupo.

A relação social parte do reconhecimento da identidade e da particularidade para dar lugar a nós. Portanto, a socioterapia permite à pessoa integrar-se a este contexto de grupo, formando parte de um sistema que adiciona seu próprio valor pessoal.

Cantar em um coro musical

Uma técnica simples de socioterapia, mas muito benéfica é cantar em um coro musical, já que a experiência de desfrutar deste prazer compartilhado e alcançar um objetivo comum de superação pessoal levanta a autoestima dos protagonistas e faz atingir grandes objetivos. É uma forma de entretenimento social onde cada protagonista tem a experiência de estar junto aos outros. Esta forma de terapia está presente no filme francês "Les Choristes", em português A Voz do Coração.

Um projeto com fins sociais permite às pessoas descobrir seu próprio valor em um ambiente da qual possam sentir-se valorizados. E, portanto, serem capazes de criar novas oportunidades de desenvolvimento pessoal em suas vidas sem perder de vista o gozo e o prazer de uma atividade de lazer compartilhada.

Imagem: Fotolia. Nichizhenova Elena

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: