Conceito » Aprender » Psicologia

Psicologia - Conceito, o que é, Significado

PsicologiaToda ciência tem um objeto de estudo. No caso da psicologia, trata-se de uma ciência que estuda comportamento humano. Ou seja, a psicologia é uma área de estudo que também ajuda a pessoa a conhecer-se melhor. De forma curiosa, há muitos alunos que estudam a psicologia na universidade não só pelo fato de exercer essa profissão no futuro, mas simplesmente pelo desejo de poder se conhecer e aos outros também. Afinal, o que buscam realmente é ser mais feliz.

O conhecimento psicológico tem como objetivo uma melhor compreensão dos padrões de comportamento humano, dos padrões de personalidade, dos traços de caráter, dos processos emotivos e do plano da consciência e da inconsciência. (em relação a esta área, Freud foi um dos profissionais que mais estudou o poder do inconsciente).

No entanto, vale destacar que há muitos ramos diferentes na psicologia e que cada um tem seu próprio método. A Psicologia é a ciência que estuda a grandeza do ser humano, um ser marcado por uma enorme dignidade e que se diferencia dos outros por seu lado intelectual e sua vontade. O ser humano tem a capacidade de refletir sobre si mesmo. A Psicologia nos recorda que cada ser humano é único e exclusivo, diferentemente dos demais.

Do ponto de vista atual, o papel do psicólogo está englobado na área da saúde, uma vez que, quando uma pessoa sofre algum problema emocional, ela faz uma terapia psicológica para saber a raiz do seu problema. O psicólogo é o profissional adequado para alguns casos específicos, por exemplo, nos casos de depressão. Cada ser humano tem um mundo interior. A terapia psicológica aprofunda positivamente este mundo interior, criando um ambiente adequado para a introspecção através de um diálogo assertivo.

Ao longo da história da psicologia existem diferentes escolas psicológicas que valorizaram o aprofundamento do conhecimento psicológico. É importante destacar o excelente trabalho realizado pela psicologia experimental de Wundt, por outro lado, a influência da psicanálise de Freud reflete em nossos dias, e uma menção especial deve ser dada à psicologia behaviorista de John Broadus Watson, da mesma forma que a terapia cognitiva de Aaron T. Beck. A Psicologia humanista também observa a grandeza da pessoa. O ser humano aspira ser feliz por natureza, para isso, a psicologia também se torna uma ciência que reflete de forma profunda sobre a felicidade.

Um exemplo de pensador que refletiu sobre o poder da felicidade é Victor Frankl, fundador da Logoterapia e autor do livro "O homem em busca de um sentido". Como explica este escritor e psiquiatra, o homem é mais feliz quando encontra um sentido para a sua existência.

Relacionados:

  1. Psicologia Cognitiva
  2. Psicologia Social
  3. Psicologia Científica
  4. Perfil Psicológico
  5. Psicossocial
  6. Psicoanálise
  7. Cognitivo
  8. Psicologia Industrial
  9. Inteligência Intrapessoal
  10. Psicologia da Arte