Conceito » Ciência » Constelações Familiares

Constelações Familiares - Conceito, o que é, Significado

Existem diversas formas de apoio psicológico. Um dos métodos mais inovadores é a constelação familiar. É uma terapia alternativa, esta é uma razão pela qual, muitas críticas são recebidas por parte de detratores que desconfiam dos resultados deste método.

As constelações familiares partem da premissa de que muitos dos mecanismos de ação que causam sofrimento a uma pessoa estão enraizados em performances de gerações passadas na família. Não se trata de uma influência genética, mas sim cultural dentro do próprio sistema familiar.

Terapia alternativa

O criador das constelações familiares é Bert Hellinger. Através desta terapia, de claro caráter sistêmico, ajuda o indivíduo a refletir sobre sua posição na família e seu vínculo com os demais, ajuda o inconsciente do sujeito para processar tal informação.

As constelações familiares partem do pressuposto de que a família como sistema próprio gera influência constante sobre o desenvolvimento do indivíduo.

Um dos princípios essenciais da constelação familiar é que todos os membros da família têm o direito de pertence e reconhecimento por parte dos demais membros. Além disso, esta teoria parte da premissa de que as pessoas mais velhas têm preferência sobre as gerações mais jovens. Por qual motivo? Porque chegaram mais cedo.

Através desta terapia, a pessoa constelada toma consciência da informação que está presente no inconsciente familiar. Esta terapia é realizada em grupo, mas não é uma dinâmica de grupo entendida no sentido tradicional. O constelador é o profissional que desempenha o papel de liderar o grupo em uma sessão de constelação. Por outro lado, os participantes não têm nenhum vínculo entre si.

Análise intrafamiliar

Por exemplo, o protagonista de uma sessão visualiza a posição dos membros de sua família, ou seja, os participantes representam a informação do inconsciente do protagonista. As pessoas que representam o papel dos familiares do protagonista de uma constelação não tem nenhum tipo de vínculo com ele. Realizam um trabalho de representação simbólica. No entanto, recebem a influência da informação do inconsciente do protagonista.

Ao longo da sessão e com a ajuda do constelador o protagonista analisa as possíveis situações familiares que estão sendo um ponto de bloqueio.

Imagem: Fotolia. Inn to You

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: