Conceito » Filosofia » Terapia Gestalt

Terapia Gestalt - Conceito, o que é, Significado

Existem diferentes escolas da Psicologia. A terapia gestalt está marcada pelo humanismo. Na verdade, é o resultado de uma filosofia de vida. Trata-se de uma terapia que estuda como a qualidade de vida do ser humano melhora ao viver o aqui e o agora. Ou seja, quando uma pessoa descobre que o seu centro emocional está na casa do presente, logo desaparecem muitas das preocupações vivenciadas até então.

Além disso, esta psicologia também parte da premissa do ser humano como um ser marcado por aspectos emocionais, sociais, intelectuais, mentais, espirituais e físicos. Ou seja, não oferece uma visão reducionista da pessoa. A felicidade humana aumenta quando sal autoestima corporal está em alta, quando aprimora suas preocupações intelectuais, desfruta das relações sociais e exercita sua espiritualidade.

Viver o presente

A Gestalt dá uma atenção especial à teoria da percepção. Já que a percepção de uma situação influencia significativamente uma pessoa. Os seres humanos não interpretam a realidade de uma experiência de modo individual, mas sim dentro de um contexto.

Esta teoria deve grande parte de sua influência positiva à obra de Fritz Perls, pensador que viveu entre 1893 e 1970. A novidade desta terapia é que tem uma finalidade terapêutica de ajudar as pessoas que tem alguma dificuldade a ser feliz. Mas esta abordagem é recomendada para qualquer pessoa, independentemente de suas circunstâncias, simplesmente porque oferece técnicas e recursos para a tomada de consciência do próprio potencial.

Desenvolvimento pessoal

É uma escola que se baseia na influência positiva de outras correntes como pensamento existencialista, psicanálise, psicodrama e filosofia da fenomenologia. Por que é uma corrente que integra a fenomenologia, ou seja, que fenômeno está acontecendo. Porque dá um valor especial à informação obtida através dos sentidos. Já os sentidos, aquilo que se percebe através da visão, do olfato, do paladar ou do tato, é algo que permite conectar-se com o agora.

Trata-se de uma terapia que permite aos pacientes explorar como isso afeta sua situação atual, antes de mergulhar no passado para saber as causas do fato específico. A vida é sempre agora e resolvida na hora. É uma terapia de despertar a consciência, de perceber algo para mudar em seu interior.

Imagem: Fotolia. zinkevych

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: