Apatia - Conceito, o que é, Significado

Apatia é um conceito que vem do grego e está formado pelo prefixo “a” que significa sem, e “páthos” que quer dizer emoção. É um termo que expressa a indiferença que nos rodeia, um sentimento de passividade e falta de energia. Quem sente apatia não tem força de agir e está sempre desmotivado.

Em nosso idioma há muitas palavras que podem ser sinônimos de apatia: tristeza, melancolia, passividade, tédio, desinteresse, etc.

A palavra apatia compartilha a mesma raiz de outras (empatia, antipatia, simpatia ou patologia), estas que expressam algum vínculo com a emotividade, exceto o caso de patologia, uma vez que páthos quer dizer doença.

Ao falar de apatia pode haver vários tipos de interpretação: do ponto de vista filosófico, religioso ou como uma característica psicológica

Alguns pensamentos filosóficos da antiguidade, por exemplo, a filosofia estoica, defendia que a melhor atitude para evitar o sofrimento devia ser a apatia, pois quando não se sente apego em relação às pessoas ou a um material há uma tranquilidade de espírito. A apatia estoica significava uma postura diante da vida, em outras palavras, era uma maneira de reduzir as paixões para que não tivessem influência negativa sobre nós e, desta forma, que as pessoas sejam plenamente livres e felizes.

O Cristianismo tem sido especialmente crítico em relação à apatia, já que é uma atitude vital que distância o homem de suas obrigações e de Deus. Deve-se ressaltar que a religião cristã defende precisamente o compromisso individual e esta postura é totalmente contrária ao comportamento apático.

A psicologia trata a apatia como um sintoma que, em alguns casos, pode resultar em uma depressão

Quando uma pessoa diz que não teve um bom dia, pode-se afirmar que está apática, mas se este estado de ânimo é frequente é bem provável que estejamos falando de um estado depressivo. Do ponto de vista de algumas abordagens psicológicas, a apatia tem sido considerada um mecanismo de defesa, uma estratégia inconsciente para reduzir o mal-estar que padece.

Há situações bem específicas relacionadas à apatia. Uma delas é a astenia primaveral, um ligeiro desconforto que ocorre nesta estação do ano que se caracterizada por uma série de sintomas: fraqueza, sensação de cansaço e abatimento psíquico, sendo que todas essas características definem o estado de apatia.

Imagem: iStock. Martin Dimitrov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: