A psicologia é a disciplina científica que estuda o comportamento humano, especialmente as condutas que afetam negativamente as pessoas. As mais variadas terapias destinadas a melhorar a qualidade de vida dos indivíduos estão integradas a um modelo teórico, como o behaviorismo, o cognitivismo, a psicanálise e o modelo sistêmico.
O termo sistema é usado para expressar relacionamentos existentes que fazem parte de um todo organizado. Assim, um sistema é um conjunto de elementos interligados.
Quando aplicamos esta definição aos indivíduos, os mesmos podem ser entendidos a partir dos diversos elementos que os constituem, como sua trajetória pessoal, sua cultura ou núcleo familiar.
A terapia sistêmica está focada na análise das relações interpessoais que envolvem as pessoas. Do ponto de vista teórico, o paradigma sistêmico surgiu na década de 1950 e seu principal propulsor foi o cientista Gregory Bateson, que propôs a necessidade de compreender a realidade de cada indivíduo a partir de vínculos com seu contexto social mais direto.
Em outras palavras, trata de estudar os indivíduos dentro de um sistema de relacionamentos. Desta maneira, para tratar uma disfunção individual é importante iniciar uma terapia de grupo.
Os especialistas desta abordagem terapêutica buscam padrões de comunicação que afetam negativamente um coletivo (por exemplo, uma família) e através da terapia corrigem esses padrões para que o paciente deixe de ter os sintomas que lhe provocam angústia ou sofrimento.
Obviamente, neste tipo de terapia a família é concebida como um sistema, uma vez que os diferentes membros que a compõem criam interações emocionais e afetivas que determinam o comportamento individual de cada membro da família.
A esquizofrenia é uma patologia que pode afetar drasticamente o comportamento. Do ponto de vista sistêmico, o indivíduo com esta patologia é estudado e se leva em conta seu entorno pessoal e familiar. Neste sentido, os psicólogos e psiquiatras recorrem à terapia familiar para melhorar a qualidade de vida do paciente com esquizofrenia.
Assim, uma série de entrevistas são gravadas em vídeo e dadas aos parentes do paciente para analisar os resultados e entender que tipo de interação existe entre os membros da família.
Esta abordagem terapêutica demonstrou ser eficaz para melhorar a socialização das pessoas que sofrem deste problema.
Imagem: Fotolia. blossomstar
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2018). Conceito de Terapia Sistêmica. Em https://conceitos.com/terapia-sistemica/. São Paulo, Brasil.