Conceito » Comunicação » Storytelling

Storytelling - Conceito, o que é, Significado

O poder de contar histórias move o conhecimento desde o início da história como mostra o exemplo da tradição oral daquelas que passaram de geração a geração. A arte de contar histórias é também notável no poder dos contos.

E o que acontece no marketing? Algumas empresas incorporam esta fórmula contando sua própria história como se fosse uma carta de apresentação ao cliente.

Histórias que transmitem criatividade, valores e entidade no projeto corporativo. Diante das histórias, a empresa compartilha sua razão de ser com o público potencial que, por sua vez, sente-se participante dessa aventura empresarial.

Onde é comum compartilhar esta história? Na seção "Quem somos" da página web de uma empresa.

6 objetivos do storytelling

1. Marketing emocional. Em todas as histórias surgem emoções que permitem que essas palavras sejam fixadas com maior intensidade na memória.

2. Inspirar confiança. Os usuários consultam informações comerciais através da internet. Oferecer dados próprios da empresa traz confiança aos clientes.

3. Empatia. Quando uma organização cuida da sua comunicação com os clientes gera empatia. Como em qualquer tipo de vínculo, quando uma pessoa conta uma história à outra estabelece um laço de confiança. Isso acontece também no campo empresarial através da utilização desta técnica de promoção.

4. Informar e conectar. Por meio desta experiência, a empresa oferece dados valiosos aos clientes. No entanto, faz isso de um modo que busca a conexão. O storytelling é algo muito mais complexo do que escrever uma simples história, assim como existe diferença entre a boa e a má literatura. Conter uma história atraente, de modo também interessante. Este é o desafio!

5. Mostrar o valor diferencial. As empresas buscam formas de diferenciar-se da concorrência direta. E através deste canal de expressão pode conseguir. Por exemplo, uma empresa pode transmitir sua filosofia de negócio e seus valores. O objetivo das empresas é fazer com que os clientes se lembrem da marca pelo logotipo, outra opção seria através de uma contação de história.

6. Comunicação experiencial que se conecta com a psicologia humana do diálogo por meio do apelo ao cliente como parte fundamental desse relato.

Histórias para aumentar as vendas

Evidentemente, o objetivo final do marketing é aumentar sempre as vendas. O storytelling persegue este objetivo através do posicionamento da marca que inspira credibilidade e confiança.

Imagem: Fotolia. Lorelyn Medina

Relacionados:

  1. Conto de Fadas
  2. Fanfic
  3. Vinheta
  4. Amor Proibido
  5. Prequela
  6. Engagement
  7. Conto de Terror
  8. Pinterest
  9. CEO
  10. Arte